sexta-feira, 7 de novembro de 2014

G7 do Brasileirão: quem melhorou a performance? (I)

Tendo demonstrado a queda de desempenho de Cruzeiro por volta da rodada 21 do Brasileirão, bem como o mesmo para o São Paulo por volta da rodada 22, tivemos curiosidade em relação aos demais integrantes dos sete melhores times do Campeonato. Como podem ser comparadas as várias performances, considerando os indicadores vitórias por jogo e derrotas por jogo?

Para isso, construímos os gráficos abaixo, dividindo o Brasileirão nos períodos P1 (até a rodada 20) e P2 (da rodada 21 até a 32), colocando todos os concorrentes na mesma base do Líder: 


No indicador vitórias por jogo, melhoraram seu desempenho Internacional, Fluminense e Atlético MG; já no indicador derrotas por jogo, melhoraram Fluminense, Atlético MG e Grêmio. 

Mesmo assim, vale lembrar que os atuais líderes Cruzeiro e São Paulo por enquanto colhem os benefícios de uma primeira fase profícua, especialmente o Cruzeiro, que também se beneficia dos tropeços da concorrência durante sua segunda fase.

Ponto de atenção é a maior piora relativa dos indicadores do Cruzeiro que, no entanto, permanece líder. A expectativa é que a seis jogos do final do Brasileirão, a Raposa faça um esforço intenso para voltar aos níveis de sua primeira fase, visando assegurar o título.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário