sábado, 8 de novembro de 2014

G7 do Brasileirão: quem melhorou a performance? (II)

Atendendo à sugestão de alguns leitores deste blog, estamos reapresentando os gráficos que comparam os desempenhos dos sete melhores times do Brasileirão (G7), com pequena alteração: os indicadores vitórias por jogo e derrotas por jogo serão representados em percentuais (%), não em valores adimensionais. A segunda versão dos gráficos pode ser vista abaixo:


No indicador vitórias por jogo, melhoraram seu desempenho Internacional, Fluminense e Atlético MG; já no indicador derrotas por jogo, melhoraram Fluminense, Atlético MG e Grêmio. 

O líder Cruzeiro e o 2º colocado São Paulo por enquanto colhem os benefícios de uma primeira fase profícua, especialmente o Cruzeiro, que também se beneficia dos tropeços da concorrência durante sua segunda fase.

Note-se a maior piora relativa dos indicadores do Cruzeiro que, no entanto, permanece líder. A expectativa é que a seis jogos do final do Brasileirão, a Raposa faça um esforço intenso para voltar aos níveis de sua primeira fase, visando assegurar o título. 

Em tempo, na opinião do blog, o Cruzeiro permanece sendo o grande favorito a ganhar o Brasileirão. Isso por que, mesmo com a melhora de alguns concorrentes, a distância que os separa do time-alvi-celeste parece elevada (veja a quantas anda o Brasileirão aqui). A principal ameaça permanece sendo o São Paulo.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário