segunda-feira, 3 de novembro de 2014

E a campanha do São Paulo no Brasileirão até aqui?

Assim como fizemos para o Cruzeiro, plotamos, na figura abaixo, os resultados do São Paulo, 2º colocado no Brasileirão, até o momento, em pontos feitos a cada uma das 32 rodadas do Campeonato, podendo ser notadas duas regiões distintas: até a rodada 21 e da rodada 22 à 32, fechada ontem, domingo:


A campanha é a 2ª melhor do Brasileirão, sendo também nítida sua maior força até rodada 21. O gráfico e as tabelas abaixo do mesmo demonstram isso.

A região escura do gráfico, à direita, permite visualizar as vitórias da melhor fase. Os índices por jogo na tabela inferior refletem o gráfico: o número de vitórias por jogo caiu de 0,57 (Cruzeiro: 0,70) para 0,45 (Cruzeiro: 0,42) e o número de derrotas por jogo subiu de 0,14 (Cruzeiro: 0,10) para 0,45 (Cruzeiro: 0,33). Sob o prisma do número de derrotas, o São Paulo ficou pior do que o Cruzeiro.

Assim como no caso do Cruzeiro, há um turning point, ou seja, o jogo que delimita as duas bandas de desempenho do São Paulo: Coritiba 3 x 1 São Paulo. A partir desse evento, a performance se alterou, piorando.

A briga com o Cruzeiro pelo título permanece.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário