segunda-feira, 23 de março de 2015

Breve retrospectiva da semana (15 a 21 de março)

Crédito: digitalart
A seguir, listamos alguns destaques da semana que findou ontem, relacionados ao futebol nacional. São eles:

1 - Fairplay financeiro 1 - MP é publicada, afinal

A presidenta Dilma Roussef assinou e o Diário Oficial publicou a Medida Provisória (MP) n. 671/2015 (19/03/2015), que permite o refinanciamento de dívidas dos clubes com o estado brasileiro a longo prazo, mas também exige diversas contrapartidas para que isso aconteça. A adesão à MP é facultativa. Representando o Bom Senso FC, o goleiro Dida, fez um bom discurso na cerimônia de assinatura, em Brasília, que ser lido aqui.

2 - Fairplay financeiro 2 - a Fifa reage

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, sem citação ao Brasil, criticou a intervenção de governos no futebol, no dia seguinte àquele em que a presidenta Dilma Roussef assinou a MP n. 671/2015 (19/03/2015), acima indicada. Segundo Blatter, a ONU é clara ao pedir que políticos não interfiram no esporte e não se aceitará a interferência de poderes públicos na vida das associações filiadas à Fifa. Além disso, ele também prometeu ajudar a CBF se essa precisar. Vale lembrar que a MP determina que os clubes que aderirem ao refinanciamento preconizado pela MP somente poderão disputar competições organizadas por entidades que tenham em seu estatuto mandato de quatro anos, renováveis por mais quatro.

3 - Libertadores 2015

A semana que passou foi boa para os times brasileiros. No dia 18/03, os resultados dos jogos foram: Emelec 1 x 1 Internacional, São Paulo 1 x 0 San Lorenzo e Santa Fé 0 x 1 Atlético MG. No dia seguinte, foi a vez de Mineros de Guayana 0 x 2 Cruzeiro. Mesmo sem um futebol brilhante, os times avançam na Libertadores, com a seguintes pontuações atuais: Corinthians (9), Internacional (7), São Paulo (6), Cruzeiro (5) e Atlético MG (3). O Timão e a Raposa são líderes dos grupos 2 e 3, o Tricolor e o Colorado aparecem na segunda colocação dos grupos 2 e 4. O Galo é o último colocado do grupo 1, mas renasceu no torneio, ao vencer o Santa Fé por 1 x 0, com garra.

Pontos de atenção

Ao que tudo indica, o Projeto de Lei 5201/13, defendido pela CBF/bancada da bola, perdeu a razão de ser. Ao mesmo tempo, o embate sobre a MP no Congresso não promete ser fácil. A bancada da bola, que tem representantes de vários partidos, incluindo o PT, certamente quererá vetar partes da proposta e propor mudanças para favorecer a CBF e os clubes. Aguardemos. Quanto à Fifa, sem surpresas. Aliás, nesta semana que passou, ela publicou um balanço da Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil, em que demonstra que ganhou dinheiro como nunca, mesmo sem ter oferecido tudo o que o País merecia.

Veja também estes posts:

A Fifa e a intervenção de governos no futebol.
Copa do Mundo 2014: alto faturamento da Fifa e entregas sofríveis.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário