sexta-feira, 27 de março de 2015

Treinador do Flamengo critica Ferj, é suspenso e atua com liminar

Crédito: samuiblue
Nesta última terça-feira, 24 de março, o treinador do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, criticou a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Com vários desfalques, especialmente na defesa, o treinador criticou a Ferj, cuja regra somente permite que cinco jogadores juniores sejam relacionados por jogo de futebol. O treinador se manifestou "chateado" e disse que a Federação "é contra o futebol" (entre outras considerações contundentes). 

Por suas queixas, Vanderlei Luxemburgo foi suspenso preventivamente pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ), mas pode orientar o jogo Flamengo 2 x 1 Bangu, graças a uma liminar obtida após a suspensão, com o apoio do Flamengo. O julgamento do caso deverá ocorrer na próxima segunda-feira e, segundo noticiado em vários portais e sites, o Flamengo apoia integralmente o treinador e sua defesa. O treinador afirma que não pretendeu incitar violência contra a Ferj.

Este é mais um episódio do seriado FlaFlu x Ferj (ou seria melhor FlaFlu x FerjOutros, como o Vasco e o Botafogo, além de times menores do Estado do Rio de Janeiro?), que tem dado o que falar. Entre os episódios ocorridos, destacamos a determinação da Ferj de que as críticas de dirigentes, técnicos e atletas durante o Campeonato Carioca fosse penalizadas com multa de R$ 50 mil, regra considerada inconstitucional por juristas.

Além disso, houve uma divergência sobre preços de ingressos, que a Ferj desejava padronizar, o que prejudicaria os dois clubes. A Federação terminou por ceder, no caso dos clássicos. Antes disso, porém, o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, abandonou uma reunião do Conselho Arbitral da Ferj, no bojo da discussão sobre os preços dos ingressos. Segundo se noticiou, o ambiente foi de tensão.

Também se destacam notas públicas distribuídas pelos dois lados. A nosso ver, o maior destaque ficou por conta de uma nota da Ferj dedicada ao Fluminense, onde ela utiliza linguagem com vocábulos de raro uso e até sui generis.

Aguardemos os próximos passos. Flamengo e Fluminense detêm estimados 70% dos torcedores cariocas. Se resolvessem partir para uma rebelião, o que consideramos improvável, isso afetaria substancialmente o sistema de poder do futebol carioca e até nacional.

Veja também:

- Ferj x FlaFlu: atualizando os fatos.

- Ferj x FlaFlu: a história continua.

- Times do Rio de Janeiro em colisão. 

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário