quinta-feira, 12 de março de 2015

Os muito fortes também podem cair, mas ... (III)

Crédito: Stuart Miles
Ele é, presentemente, o quinto da Bundesliga, o Campeonato Alemão, ora em curso, com 38 pontos, contra 61 do Bayern de Munique, líder absoluto. Mas teve uma performance espetacular contra o Real Madrid, anteontem, em um dos jogos mais sensacionais ocorridos na Europa neste ano. Placar: Schalke 04 x 3 Real Madrid, pela Champions League.

Pois é, o Schalke 04 brilhou, dentro do Santiago Barnabéu, estádio do Real Madrid, mesmo não tendo se classificado para as quartas do torneio, por que considerando o conjunto da obra, ou seja, os dois jogos ocorridos entre os dois times, os merengues venceram por 5 x 4 gols feitos. De qualquer maneira, o jogo foi sensacional e o Real Madrid correu risco de eliminação dentro do seu território.

Conforme boa análise feita por André Rocha, da ESPN, Roberto Di Matteo, que venceu o torneio europeu em 2012, comandando o Chelsea, aproveitou as ausências de James Rodriguez e Sérgio Ramos, dificultando enormemente o jogo do meio de campo do Real Madrid. O técnico colocou o time jogando em um esquema 3-6-1 que embolou o meio de campo para os merengues, desorientando-os, em boa medida. 

Mesmo assim, Cristiano Ronaldo, craque, fez sua parte, marcou dois gols e bateu novo recorde em sua carreira: é o maior artilheiro das competições europeias de clubes. Entretanto, ele demonstrou expressão fortemente insatisfeita ao final, mesmo com a classificação. E ele teria sido flagrado, segundo alguns portais e sites, murmurando a palavra "vergonha", mas afirmado que não faria comentários até o final do torneio. 

Uma vez mais, o Real Madrid caiu, em um jogo importantíssimo, com um placar incomum, ainda que não tenha sido acachapante. A queda, se fosse mais profunda, poderia ter eliminado a equipe da Champions League, dentro do Santiago Barnabéu, ou seja dentro de casa. Seria algo impensável, mas o risco existiu. Lembrando que recentemente, o Real Madrid perdeu a liderança do Campeonato Espanhol para o Barcelona.

Uma vez mais, podemos perguntar: o que está acontecendo? Permanece a dúvida: os problemas do Real Madrid são conjunturais ou estruturais? Exploramos esses conceitos em dois posts recentes, indicados ao final do presente texto.

Os problemas podem ser conjunturais, por que faltam jogadores importantes como James Rodriguez e Sérgio Ramos. Além disso, outros jogadores têm atuado mal nos últimos tempos, incluindo o próprio Cristiano Ronaldo. Ao mesmo tempo, chama a atenção o silêncio de Ronaldo. Ademais, o Real Madrid é intensamente estudado e o esquema tático vitorioso de Roberto Di Matteo demonstra que estudar o adversário pode dar certo, tornando algumas de suas práticas de aplicação mais difícil e em alguns casos até obsoletas. Haverá problemas estruturais? 

Ocorre-nos agora, uma possibilidade: e se houver ambos os tipos de problema, conjunturais e estruturais? Esta seria uma novidade na lógica desenvolvida nos dois posts abaixo. Por ora, ainda não dá para saber, esperemos que o tempo diga. Apenas podemos afirmar que os muito fortes também podem cair, mas a explicação para isso pode ser mais complexa do que imaginamos inicialmente.
Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário