quarta-feira, 18 de março de 2015

Memórias da Copa do Mundo 2014: logotipo (XL)

O logotipo da Copa do Mundo 2014, abaixo, foi projetado nas cores verde e amarela (preponderantes), imaginando-se o efeito de mãos se juntando:



O logotipo acima foi muito criticado: lembraria uma pessoa cobrindo o rosto com a mão; ademais, a cultura nacional não teria sido representada, em que pesem o verde e amarelo.

Nossa opinião? Concordamos com a pobreza de elementos e acrescentaríamos a percepção de ausência do próprio futebol e de vibração (além do que, com tantos dedos, a figura ficou algo estranha). Em verde, amarelo, azul e branco, seria possível fazer um logotipo superior.

Apenas para comparar, vejamos, abaixo, o logotipo da Copa da Rússia 2018:
  

Além de representar elementos das artes do País (linhas e formas), ele representa, também, a conquista espacial, que é, afinal, uma conquista da humanidade, lembrando que a Copa é de muitos países. O futebol estaria representado nas figuras humanas da parte inferior (esquerda) e do centro (direita). O logotipo é instigante, dá vontade de parar e admirá-lo, criando a percepção de algo grandioso. Show de bola.

Vejamos também mais esses três logotipos abaixo, das Copas da Corea/Japão, Alemanha e África do Sul, respectivamente:

  
         
Eles têm mais elementos culturais, ligação com o futebol, cores e vibração do que o logotipo da Copa do Brasil. Sem terem a qualidade instigante do logotipo da Copa da Rússia (menos vibrante do que esses três, por seu turno), são também bons logotipos que, no mínimo, transmitem alegria, mas não apenas isso.

A nosso ver - e certamente haverá quem discorde -, o logotipo da Copa da Rússia é muito bonito, o melhor entre os apresentados.

Voltando ao logo da Copa do Brasil, alguma dúvida, portanto?

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário