terça-feira, 31 de março de 2015

Mata-mata no Brasileirão: por que essa discussão não morre?

Crédito: digitalart
O presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, remeteu uma proposta de mata-mata para o Campeonato Brasileiro, contemplando os clubes da série A, e considerando os seguintes parâmetros principais: participação de 24 times e a disputa de 35 partidas por time, sendo 23 por pontos corridos e 12 por mata-mata. É o que se noticiou em portais da internet.

A proposta acima mencionada teria sido remetida aos clubes, à Rede Globo e à CBF. Aliás, essa visão da Federação Baiana não é a única, por que o Grêmio defende uma outra proposta de mata-mata. E outros dirigentes de clubes também querem a volta do mata-mata, mas não todos. O que dizer?

Em nossa opinião, essa discussão nem deveria existir, por que o Estatuto do Torcedor preconiza que pelo menos um campeonato nacional tenha todos os adversários conhecidos. Somente esse motivo já seria suficiente para encerrar a movimentação. Entretanto, ela prossegue, a despeito do dispositivo legal, por que a lógica de quem quem mudar a regra do Brasileirão aparentemente não foca os reais problemas que os times menos organizados enfrentam para oferecer aos torcedores um bom futebol. Um desses problemas é a pouca atenção às categorias de base.

O futuro presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, afirmou que os clubes decidirão e que a TV não influenciará a decisão sobre o assunto. Pelo lado da TV, especialmente da Rede Globo, há grande interesse em oferecer ao público bons espetáculos (e aliás, o público também deseja bom futebol!). Mas a mudança de fórmula do campeonato não atacará frontalmente os problemas de ordem gerencial dos clubes e que produzem, na linha de frente, o mau futebol. 

A CBF instituiu uma comissão de clubes para avaliar o assunto, que seria fechado até o final de agosto. Em nossa opinião, o Campeonato Brasileiro deveria permanecer no sistema de pontos corridos, como acontece em vários países. Para entender melhor tal ponto de vista sobre essa questão, sugerimos as seguintes leituras:

- Mata-mata no Brasileirão novamente? Sério?

- Presidente do Grêmio quer mata-mata no Brasileirão

- Brasileirão x Copa do Brasil: pontos corridos ou mata-mata?

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário