terça-feira, 24 de março de 2015

Barcelona e Real Madrid em diferentes momentos

Crédito: koratmember
Como tem se desenvolvido o Campeonato Espanhol, sob o prisma dos dois principais times, Barcelona e Real Madrid? A resposta é: o Barcelona, no momento está à frente, com quatro pontos à frente do Real (68 versus 64 pontos).

Nos posts Os muito fortes também podem cair, mas .. (I), (II) e (III), desenvolvemos alguns raciocínios, buscando principalmente entender quedas de desempenho de times como a do Real Madrid no Campeonato Espanhol. Os gráficos e tabelas abaixo talvez possam ajudar a ampliar a compreensão do que está ocorrendo com esse time:


BARCELONA



No gráfico acima, verificamos que o time tem alternado períodos de vitórias (de 3 a 6, em sequência), com períodos curtos de derrotas (1 a 2); a exceção é a vitória da rodada 16.

Na tabela, demonstramos a elevação do aproveitamento da primeira metade do Campeonato (rodadas 1 a 19) para a segunda (rodada 20 até 28): ele sobe de 77,2% a 88,9%, o que conduz à média de 81,0%.

REAL MADRID



No gráfico, verificamos que o time teve, após um início com uma vitória e duas derrotas, uma sequência impressionante de 13 vitórias, da rodada 4 a 16. Em seguida, ele perdeu fôlego, alternando derrotas e vitórias, com um empate na rodada 25.

Na tabela, exibimos a piora do aproveitamento da primeira metade do Campeonato (rodadas 1 a 19) para a segunda (rodada 20 até 28): ele cai de 84,2% para 59,3%, o que leva  média de 76,2%.

Em que pesem as contusões, ausências e outros percalços, o que pode estar acontecendo com o Real Madrid não será, afinal de contas, uma queda de desempenho até certo ponto natural após um período de desempenho espetacular? Algo conjuntural, como uma queda de energia?

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário