sexta-feira, 6 de março de 2015

Dunga e suas convocações recentes para a Seleção




Crédito: Phonlatuch
Tendo em vista os próximos jogos amistosos da Seleção Brasileira contra a França e o Chile, o técnico da Seleção, Dunga, anunciou, ontem, os nomes dos 23 atletas convocados.

Com respeito às 23 convocações citadas, observamos.

1) Elas abrangem goleiros (3), zagueiros (4), armadores (4), volantes (4), laterais (4) e atacantes (4).  

2) Para os goleiros, destaca-se Diego Alves, do Valencia, como primeira alternativa, tornando-se Jefferson, do Botafogo, segunda, e Marcelo Grohe, do Grêmio, terceira.

3) Para as demais categorias, destacam-se os seguintes atletas, que participaram da Copa do Brasil em 2014:

- Zagueiros - David Luiz e Thiago Silva, do Paris Saint-Germain.
- Armadores - Oscar e Willian, do Chelsea.
- Volantes - Fernandinho e Luiz Gustavo, do Manchester City e Wolfsburg.
- Atacantes - Neymar, do Barcelona.

Lembramos que Neymar, em função de sua lesão no jogo Seleção do Brasil x Seleção da Colômbia, escapou de participar do vexame dos 7 x 1 contra a Seleção da Alemanha. Thiago Silva, suspenso, também não jogou no fatídico dia 8 de julho.

4) Dos 23 convocados, apenas cinco atuam no Brasil: Jefferson e Marcelo Grohe (goleiros com pouca chance de jogar), Elias (Corinthians), Souza (São Paulo) e Robinho (Santos). Na prática, apenas três poderão, eventualmente, atuar em campo. A menos que o goleiro titular tenha sério problema, o que não é comum.

5) O jogador Diego Tardelli, do Shandong Luneng, também foi convocado. Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, que ora atuam nos Emirados Árabes e na China, não foram chamados, embora Dunga tenha dito que poderão ser, futuramente.

Quais são as nossas reflexões?

A primeira reflexão a fazer diz respeito à grande quantidade de atletas expatriados, o que nos faz pensar que aqueles que ficam no Brasil realmente não têm maiores chances de convocação, por melhores que sejam. É uma questão de estatística: dos 23 convocados, 78% atuam no exterior. Aliás, se excluirmos os dois goleiros reservas da estatística, os atletas que atuam fora representarão 85,7%. Precisa dizer mais?

A segunda é que Dunga insiste em alguns jogadores com performance mediana, egressos do vexame dos 7 x 1. Será que todos esses jogadores mereceriam, realmente - e novamente! - mais uma chance?  Será que o nosso futebol está mesmo tão sem graça que não há outras opções?

A terceira é sobre a ausência dos dois melhores jogadores do Brasil em 2014: Éverton Ribeiro (melhor jogador também em 2013) e Ricardo Goulart, ambos egressos do Cruzeiro, bicampeão em 2013-2014. A alegação de falta de forma física, pode até ser defensável, mas, por outro lado, não temos maiores informações sobre a forma física dos demais convocados. Quais dos jogadores ora chamados por Dunga realmente estão em excelentes condições?

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário