sábado, 14 de março de 2015

Breve retrospectiva da semana (8 a 14 de março)

Crédito: digitalart
A seguir, listamos alguns destaques da semana que findou ontem, relacionados ao futebol nacional. São eles:

1 - CBF - Regra de fairplay financeiro

A CBF confirmou, no início da semana, que penalizará clubes em atraso no pagamento a jogadores, com base em regra instituída pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O critério não se aplica a direitos de imagem, mas aos rendimentos típicos de um jogador de futebol. Atletas precisarão denunciar o atraso e os clubes terão um prazo de resolução e pagamento. Problema: o esperado é que muitos atletas não acusem seus clubes, para não serem execrados por torcedores, haja vista os riscos de perdas de posição, títulos ou de rebaixamento.

2 - Mídia 1 - Volta do mata-mata

O assunto apareceu em várias matérias e discussões nesta semana. O assunto está para ser discutido na CBF que, segundo noticiado, fará o que os clubes quiserem. Para o Brasileirão 2015, nada muda. Presidentes de clubes mais organizados como o Cruzeiro, a exemplo de Gilvan de Pinho Tavares, são contra. Surpreendeu-nos o presidente do Atlético MG, Daniel Nepomuceno, ser a favor. Problemas: o retorno do mata-mata seria um atraso e juridicamente questionável, à luz do Estatuto do Torcedor, segundo o qual, pelo menos um torneio nacional precisa disponibilizar previamente todos os adversários.

3 - Mídia 2 - Momento do São Paulo

O assunto apareceu em várias matérias e discussões. A entrevista coletiva do treinador Muricy Ramalho após São Paulo 1 x 0 São Bento, pelo Campeonato Paulista, revelando divergências políticas internas (CT x diretoria), além do esforço do presidente Carlos Miguel Aidar buscando demonstrar que tudo está bem, foram bola da vez. O clube tem importantes problemas em sua governança, mas os torcedores se preocupam primeiramente com o futebol considerado fraco para ser bem sucedido na Libertadores, lembrando que o Tricolar está no mesmo grupo do Corinthians e que já perdeu este ano duas vezes para o Timão, uma delas, por 2 x 0 na própria Libertadores.

Pontos de atenção

Nesta semana, não houve novidades em relação ao Projeto de Lei 5201/13, defendido pela CBF/bancada da bola, ou em relação à Medida Provisória (MP) esperada da parte do governo.

Os brasileiros puderam assistir a alguns jogos internacionais s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-i-s, como Real Madrid x Schalke 04 e Chelsea x Paris Saint-Germain.

Veja também estes posts:

O que está acontecendo com o São Paulo e seu futebol?
Os muito fortes também podem cair, mas ... (III)
Mata-mata no Brasileirão? Sério?
Brasileirão x Copa do Brasil: pontos corridos ou mata-mata?

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário