sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Campanha de marketing do Internacional: parecida com a do Cruzeiro?

Crédito: samuiblue
Há alguns dias, o Internacional lançou uma campanha com o slogan "cada um é onze", estrelada pelo jogador argentino D´Alessandro, um dos mais simpáticos atletas que atua em nosso futebol. Até aí, tudo bem, por que essas tentativas de tornar os clubes mais independentes em relação a cotas de TV, por meio da atração de sócios, são muito válidas e louváveis.

Entretanto, no final do ano passado, o Cruzeiro fez uma campanha com o mote "eu e mais onze". Ora, essa expressão guarda semelhança com "cada um é onze". O que não significa que ambas sejam idênticas ou que tenham significados idênticos. Analisando-as, poderíamos mesmo tentar interpretá-las e uma possibilidade seria:

- "Eu e mais onze" - refere-se a um conjunto de 12 pessoas (Eu + 11 = 12).

- "Cada um é onze" - refere-se a um conjunto de 11 pessoas (Eu x 11 = 11). 

As equações entre parêntesis nas interpretações acima são diferentes, mas o espírito é parecido: a união faz a força. Exercícios de interpretação - até divertidos - à parte, a ESPN reporta aqui que a campanha do Internacional surpreendeu a área de marketing do Cruzeiro, mas que o diretor da área, Marcone Barbosa, não questionou se houve má fé da parte dos colorados, considerando o bom relacionamento entre agremiações mineira e gaúcha. 

Concordamos com a abordagem do diretor do Cruzeiro, pois, em nossa opinião, um clube do nível do Internacional não copiaria, simplesmente, uma campanha do time celeste ou mesmo de outro time, ou seja, não plagiaria. O que pode ter acontecido é a falta, da parte dos profissionais de marketing dos colorados, de uma pesquisa sobre a existência de campanhas similares. Mesmo assim, ambas as campanhas são boas. E tomara que bem sucedidas! 

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário