terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

E a violência fora dos gramados prossegue

Crédito: Stuart Miles
A violência no futebol fora dos gramados prossegue, conforme ilustram os dois exemplos recentes aqui apresentados. O primeiro diz respeito ao jogo Macaé 1 x 1 Flamengo, do Campeonato Carioca, ocorrido no último sábado em Macaé, Rio de Janeiro. Um grupo de pessoas vestidas com a camisa do Flamengo invadiu o vestiário do adversário, agredindo o goleiro Ricardo Berna. 

O segundo evento culminou na morte do garoto de 16 anos Maicon Douglas Lima, baleado duas vezes em briga entre supostos torcedores. O jogo foi Aimoré 2 x 2 Novo Hamburgo, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. A briga teria sido combinada pela internet e o tiro teria sido dado por membro de uma Brigada Militar, sob alegação de legítima defesa.

Os jogos em questão foram realizados no âmbito dos Campeonatos Carioca e Gaúcho, observando que muitos jogos de torneios estaduais são realizados em arenas inseguras, além de maltratadas para a prática do futebol. Mas até para jogos realizados em grandes estádios a violência não perdoa. E esses dois exemplos não são os únicos eventos associados à violência em 2015.

Há alguns dias, houve briga entre supostos torcedores de Flamengo 1 x 0 Vasco, do lado de fora da fabulosa Arena da Amazônia; com essa partida, o Flamengo se classificou à final do torneio Super Series, por ele disputado com São Paulo e Vasco - e vencido.

Além disso, visando reduzir o risco de violência, transferiu-se nada menos do que o importante jogo Corinthians 3 x 0 São Paulo, pela Copa de São Paulo, para Limeira, a 150 km da capital São Paulo; dessa forma, a partida que levou os corintianos a brigar na final pelo título do Campeonato, disputado no Pacaembu contra o Botafogo de Ribeirão Preto, foi vista de longe pela maior parte das torcidas.

Para não terminarmos esse post de forma negativa, recomendamos o vídeo abaixo, da OAB de Santa Catarina, sobre a violência no futebol:


Mesmo não resolvendo o problema, campanhas educativas como essa ajudam na conscientização das pessoas. E recomendamos também o nosso post:

Violência de poucos torcedores: uma lástima para todas as torcidas


Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário