sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Concentrações: por que nosso futebol ainda gosta delas?

Fonte: IG Esporte
Concentração da Seleção Brasileira na Copa do Brasil
É interessante notar como algumas mudanças no futebol demoram para acontecer. Uma delas diz respeito à prática da concentração de times de futebol. Qual é a necessidade de ficar concentrado, quando um time jogará em sua própria cidade-sede? 

A prática da concentração de atletas antes de partidas de futebol agrega as seguintes desvantagens principais:


1) Não contribui para formação de profissionais comprometidos com resultados, por pressupor, intrinsecamente, que os atletas são crianças.

2) Sacrifica a vida dos profissionais, que perdem, muitas vezes, e sem a necessidade, oportunidades de convívio com suas famílias.

3) Cria custos associados a manter jogadores concentrados. Afinal, é preciso criar e manter instalações adequadas ou então pagar por elas, além de sustentar toda uma estrutura de alimentação, transporte e outros serviços. Isso custa.

4) Não têm correlação com desempenho. Times europeus que, atualmente, têm o melhor futebol jogado no mundo, não fazem concentração.

Em 2014, o técnico do Atlético MG, Levir Culpi, eliminou a concentração nos jogos locais e o que se viu? O time firmar seu futebol, criar um meio de campo forte e ganhar a Copa do Brasil. Em 2015, São Paulo, Flamengo e Fluminense dão passos no sentido de eliminar a concentração em alguns jogos. E quanto aos demais clubes do País?

Retornando ao início, por que algumas mudanças demoram? A nosso ver, é uma questão de cultura. E o que é mesmo cultura? É o conjunto das regras estabelecidas por grupos sociais, geralmente não escritas, que refletem uma maneira de ver o mundo. Mudanças culturais não são, em geral, fáceis ou simples de implementar, a curto prazo. Mesmo assim, e mesmo demorando, a eliminação, ainda que parcial, da concentração de times, parece uma tendência.

Em quais circunstâncias a concentração no futebol pode ser uma boa ideia? Em jogos fora de casa, alguma forma de concentração termina por acontecer, inevitavelmente, haja vista os deslocamentos e hospedagens coletivos. E em determinadas ocasiões, em função do objetivo, é muito válido concentrar. O exemplo mais importante dessa situação talvez seja o da Copa do Mundo. E por que?

As Copas são uma situação específica, por que existe uma pressão intensa de torcidas e de vários outros públicos sobre atletas. Nesse caso, algum recolhimento dos jogadores torna-se interessante, de maneira a manter o foco e a tranquilidade. Mesmo assim, recolhimento não implica reclusão. O melhor exemplo disso é o da vitoriosa Seleção da Alemanha, campeã da Copa do Brasil, que não deixou de ter contato com pessoas comuns da área onde ficou hospedada, na região de Cabrália, Bahia.

Fonte: Fernando Amorim, A Tarde, 11/06/2014
Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário