terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Ministro do Esporte pretende combater a violência no futebol

Crédito: samuiblue
Segundo informou hoje o colunista Bernardo Itri, da Folha de São Paulo, o ministro do Esporte, George Hilton, pretende dialogar com as torcidas organizadas. No dia 12 de fevereiro, quinta-feira próxima, ele se reunirá com três entidades que representam torcedores, visando, a partir dessa iniciativa, criar um plano de ação para mitigar a violência nos estádios, em conjunto com as federações estaduais e a CBF. Estão previstas nessa reunião as presenças de representantes da Associação Nacional das Torcidas Organizadas e da ONG Torcida Ativa.

De acordo com o também o colunista Juca Kfouri, o ministro George Hilton ficou bem impressionado com um estudo produzido pelo atual diretor da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Marco Aurélio Klein, pronto desde o ano de 2006 e ignorado pelos dois ministros anteriores, Orlando Silva e Aldo Rebelo. O atual ministro procurou se inteirar sobre o conteúdo do documento, comprometendo-se a implantar recomendações ali produzidas. O ministro também teria ficado impressionado com a taxa de ocupação do estádio do Manchester United, o Old Trafford, que, desde que a violência foi banida, passou a ter cerca de 76 mil torcedores por jogo. Segundo Kfouri, o estudo não prevê torcida única.

Também concordamos que a torcida única não é solução para a violência das torcidas. Além de premiar quem provoca a violência - basicamente, poucas pessoas - e punir a grande maioria de torcedores pacíficos, a implantação da torcida única corresponde ao reconhecimento da incapacidade dos estados de prover segurança aos cidadãos. Vamos acompanhando os fatos, esperando que a entrada do governo federal na questão crie mudanças em um contexto que tem sido desolador, afastando pessoas dos estádios e, portanto, enfraquecendo os clubes e o futebol nacional.

Em tempo, ao ingressar no ministério, o ministro George Hilton foi muito criticado por sua escolha e, até o momento, tem se mostrado disposto a ouvir e a produzir mudanças positivas no futebol nacional. Sem dúvida, o que parecer positivo para o futebol merece ser citado e esperemos que a ação acompanhe a intenção. Não resta dúvida de que reduzir bastante a violência no futebol seja uma grande uma necessidade e só podemos torcer para que ele seja bem sucedido em suas eventuais iniciativas.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário