domingo, 15 de fevereiro de 2015

Memórias da Copa do Brasil: a Taça na final (XX)

A Taça da Copa levada pela Seleção da Alemanha para seu País não é a verdadeira, tratando-se de uma réplica banhada em ouro. Essa réplica é personalizada com o nome da Seleção da Alemanha e outros dados e foi planejada para ficar, em caráter definitivo, no território da Seleção Campeã. 

A verdadeira Taça, em ouro maciço, foi levada ao gramado do Maracanã pelo ex-campeão mundial pela Espanha, Carles Puyol, que jogou na Copa de 2010, e pela modelo brasileira Gisele Bundchen, sempre bela, conforme foto: 

Fonte: Globo Esporte       Crédito: Getty Images
Aliás, Gisele não tocou na Taça propriamente dita, haja vista que, pelas regras vigentes, somente campeões do mundo, dirigentes nacionais e pessoas autorizadas da Fifa podem fazê-lo. A regra é boa: consideramos interessante, por que ajudar a manter a mística da Taça da Copa. 

A propósito, a cópia que os alemães levaram teve pequeno dano provocado pela compreensível euforia dos campeões; porém, facilmente reparável e a própria Fifa deverá se encarregar dessa providência. 

A Taça Fifa original foi criada pelo artista italiano Silvio Gazzaniga, pesa 6,2 kg, mede 36,5 cm e substituiu a Tala Jules Rimet, que ficou em caráter definitivo com o primeiro tricampeão da história das Copas, em 1970: o Brasil. Portanto, a atual Taça da Copa fez, em 2014, 40 anos de estreia nas Copas do Mundo.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário