quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Campeonato Alemão versus Campeonato Brasileiro

Crédito: koratmember
Quais são os principais indicadores do futebol alemão, considerando o campeonato nacional germânico em curso (Bundesliga), fechado, até o momento, até a rodada 21? E a quantas anda o aproveitamento desse torneio, considerando jogos em estádios locais e em outros estádios, bem como em sábados, domingos e outros dias?

Usando o mesmo modelo, ou seja, as mesmas tabelas utilizadas para analisar o Brasileirão 2014 ao seu final (veja aqui), produzimos os dois conjuntos de informações abaixo, após as quais, apresentamos alguns comentários comparativos com o Brasileirão 2014 e, seu campeão, o Cruzeiro.


Análise dos Principais Indicadores

Bundesliga - Principais Indicadores
Clique na figura para ampliar
Até a rodada 21, o Campeonato Alemão fechou com as médias de 1,4 gols por rodada, 1,4 pontos conquistados por rodada e aproveitamento de 45,6%. Já o Brasileirão 2014 encerrou com as médias de 1,1 gols por rodada, 1,4 pontos conquistados por rodada e aproveitamento de 46%. Se o indicador gols por rodada ficou maior para os alemães, os outros dois estão próximos ou praticamente iguais.

Conforme pode ser constatado, os indicadores do  Bayern de Munique são os melhores, com grande diferença para os demais times. Esses indicadores são: números de gols a favor ou pró (53), saldo de gols (44), pontos conquistados (52), gols por rodada (2,5), pontos conquistados por rodada (2,5) e aproveitamento (82,5%). 

Apenas para comparar, lembramos que os indicadores relativos para o Cruzeiro, campeão brasileiro de 2013 e 2014, foram, em 38 rodadas: 1,8 gols por rodada, 2,1 pontos conquistados por rodada e aproveitamento de 70,2%. Se o Bayern é o único time com aproveitamento superior a 70%, com o Cruzeiro se deu o mesmo; entretanto, o aproveitamento do time alemão é bem superior.

Os aproveitamentos da tabela anterior poderiam ser enquadrados em faixas, conforme abaixo:

- Superior a 70% - Bayern de Munique.
- Superior a 60% e inferior a 70% - Wolfsburg.
- Superiores a 50% e inferiores a 70% - Bayer Leverkusen ao Borussia Monchengladbach.
- Inferiores a 50% - todos os demais times em disputa (ponto de atenção: Stuttgart, lanterna). 

Se o torneio tivesse se encerrado, os quatro primeiros times disputariam a Champions League e os três últimos seriam rebaixados.

Análise dos Aproveitamentos

Bundesliga: Aproveitamentos
Clique na figura para ampliar
Conforme se constata na tabela acima, jogar no estádio local foi, em média, bem melhor do que jogar fora de casa: os aproveitamentos foram de 54,8% e 36,0%, respectivamente. No caso do Bayern de Munique, o aproveitamento em seu estádio foi de 93,9%, contra 70,0% em outros estádios. Em dois casos, curiosamente, essa lógica foi invertida: Colonia e Hertha Berlim. O resultado médio foi consistente com aquele apurado para o Brasileirão 2014: nele, também foi melhor jogar em casa.

Além disso, jogar aos sábados foi, em média, melhor para os times alemães, com aproveitamento de 26,6%, contra 8,7% aos domingos e 10,2% em dias de semana. Para o Bayern, o aproveitamento aos sábados foi de 60,3%, contra 1,6% aos domingos e 20,6% em outros dias. No caso do Hannover, tanto fez jogar em sábados ou em dias de semana. No Brasileirão, jogar aos domingos, em média, foi melhor do que em outros dias; ao mesmo tempo, jogos em outros dias ocorreram à noite, sendo que no Campeonato Alemão, jogos em sábados e domingos têm ocorrido pela manhã ou no início da tarde.

Mais detalhes podem ser observados na tabela anterior, inclusive com especificidades dos vários times. A nosso ver, a disparidade entre o Bayern de Munique, um time realmente diferenciado, e os demais, especialmente a partir do terceiro colocado, cria uma Bundesliga com forte assimetria de desempenho. O Bayern é o chamado ponto fora da curva, sendo que alguns de seus atletas alemães estiveram na Seleção que bateu o Brasil por 7 x 1 na Copa do Mundo de 2014.  

Para mais comparações, consulte também aqui

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário