quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Documentário sobre a Democracia Corintiana é premiado na Espanha

Fonte: ESPN
"Democracia em preto e branco" é o nome do documentário brasileiro sobre o movimento conhecido como democracia corintiana, o qual recebeu o prêmio "Thinking Football Film Festival 2015", vencendo outros produtos que discutem o futebol na sociedade. O evento foi organizado pela Fundação Athletic Bilbao, um dos principais clubes da Espanha. 

O prêmio foi alcançado por meio de votação dos presentes ao evento e inclui uma escultura do artista plástico Ángel Carraz e a quantia de 2 mil euros, que deverão, entretanto, ser doados pelo diretor Pedro Asbeg a um projeto social que utilize o futebol em seu desenvolvimento. 

E o que que foi a chamada Democracia Corintiana, para quem não se recorda? Ela foi, a um só tempo, um movimento político e futebolístico ocorrido no início dos anos 80, no Corinthians, que teve no jogador Sócrates seu principal expoente. O movimento emergiu em um momento de forte baixa do futebol corintiano, com o moral do time e da torcida em baixa, e contestou o modus operandi do Clube na gestão do ex-presidente Vicente Matheus, considerado por muitos centralizador.

Enquanto durou, a Democracia Corintiana revolucionou o modo de administrar o Corinthians. Sua proposta foi a de um modelo de auto-gestão do Clube, por meio do qual as decisões sobre vários temas eram tomadas de maneira participativa, com pesos iguais dos votos da diretoria, comissão técnica, jogadores e funcionários. Dessa forma, todos opinavam sobre decisões como contratações, demissões e escalação, por exemplo.

O movimento da Democracia Corintiana não ficou apenas no futebol. No início dos anos oitenta, o movimento também se manifestou a favor da volta das eleições diretas. O Corinthians estampou em suas camisas frases de cunho político, como diretas já e eu quero votar para presidente. Naquele tempo, os movimentos sociais e a sociedade batalhavam pela democratização do Brasil, que, afinal, terminou por chegar.

No vídeo abaixo, o saudoso Sócrates e personalidades como Juca Kfouri e Washington Olivetto entre outras falam sobre o movimento:


Segundo a reflexão de Juca Kfouri no filme anterior, infelizmente, a Democracia Corintiana não deixou um legado para o futebol nacional. Bem, se não temos a pretensão de ver um modelo de democracia nesses moldes para o futebol do nosso País, ao menos sonhamos com um sistema de futebol mais competente e transparente, por que a derrota da Seleção Brasileira para a Seleção da Alemanha por 7 x 1 na Copa do Mundo de 2014, assim como a queda de qualidade do futebol nacional, de maneira mais ampla (e, portanto, sua consequente desavalorização), estão, sim, conectadas e têm tudo a ver uma com a outra.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário