quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Agência reguladora para esportes: esta é uma boa ideia?

Crédito: Stuart Miles
O assunto é polêmico. A ideia de criar uma agência reguladora para os esportes, à qual, no caso específico do futebol,  a CBF e outros agentes desse esporte no Brasil seriam submetidos, emergiu nas reuniões do Grupo Interministerial do governo federal, realizadas com a participação de vários públicos: CBF, federações, clubes, associações representativas, Bom Senso FC e profissionais de mídia, principalmente. Esta é uma boa ideia? Quais são os principais argumentos a favor e contra essa proposta para os esportes e, muito especialmente, para o futebol, no Brasil?

Respondendo às perguntas anteriores sob a perspectiva do futebol, os favoráveis à ideia da agência reguladora argumentam que esse esporte não tem, em nosso País, uma boa governança ou um bom fairplay financeiro - aliás, por essa razão, teria recorrido aos Poderes Legislativo e Executivo para pedir o parcelamento de dívidas dos clubes com o estado da ordem de R$ 3,7 bilhões. Uma agência reguladora criaria regras e sistemas de controle obrigatórios, enquadrando as organizações do futebol a essas regras e tornando sua administração mais profissional. Já os contrários à criação da agência reguladora - entre esses, a CBF - defendem que caberia à Confederação zelar pela governança e pelo fairplay financeiro dos clubes, o que seria de sua responsabilidade; além disso, questiona-se a eficácia do estado em suas intervenções setoriais.

Consideramos louvável a ideia da agência reguladora para os esportes e que essa deva ser implementada. Afinal, independentemente de todas as discussões, o esporte nacional, visto de maneira mais abrangente, tem potencial para se constituir em um setor econômico importante, que atraia investidores e gere muitos empregos. Não se trata apenas de controlar clubes, mas também de de estimular o setor esportivo, em benefício da geração de renda. A implementação da ideia pode ser bem sucedida, se as regras desse jogo forem pautadas pelo profissionalismo, qualidade e efetiva aplicação. Por certo, existirá o risco de interferência política do governo da vez, mas tal risco pode ser mitigado, sendo o papel da mídia fundamental nesse sentido.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário