sábado, 2 de maio de 2015

A Lampions League e a força potencial do futebol nordestino


O Campeonato Brasileiro (Brasileirão) de 2015 infelizmente contará com apenas um time do Nordeste, o Sport, de Pernambuco. Isso significa que a Região Nordeste não tem um futebol que mereça atenção do Brasil? Negativo.

Nesta semana que hoje finda, terminou a Copa do Nordeste, apelidada por muitos de "Lampions League". Foram finalistas o Ceará (campeão) e o Bahia (vice-campeão). No primeiro jogo entre ambos, realizado em Salvador, no dia 22 de abril (quarta-feira), o Ceará venceu o jogo por 1 a 0; no segundo, realizado em Fortaleza, em 29 de abril (idem), o time tornou a vencer, pelo placar de 2 a 1.

Naturalmente, não é possível comparar a renda gerada por jogos do torneio nordestino com aquela gerada por jogos do Sudeste-Sul, onde ingressos podem custar várias vezes mais. Mesmo assim, em termos de público presente, a final da "Lampions League" bombou: foram 63.903 pagantes, recorde de público no Brasil até o momento em 2015.

E não foi apenas a presença do público no estádio: houve futebol eletrizante, velocidade, paixão e muita emoção. A final da Champions League europeia pode ter muito mais torcedores e renda, mas dificilmente teria mais emoção.

Pode levar tempo até que um  time do Nordeste ganhe um Campeonato Brasileiro, mas não se duvide que esse dia há de chegar.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário