domingo, 3 de maio de 2015

Bayern de Munique e o mata-mata que mata

Crédito: Stuart Miles
O Bayern de Munique, um time extraordinário, o melhor da Alemanha, venceu com antecipação de quatro jogos o Campeonato Alemão (Bundesliga). Mas perdeu, no mata-mata, por pênaltis, o jogo com o Borussia Dortmund, pela Copa da Alemanha. Detalhe: o Borussia tem 35 pontos a menos do Bayern na Bundesliga. 

Muito irritado com provocações do volante Sebastian Kehl do time adversário, o técnico do Bayern, Pep Guardiola, mandou o atleta "calar a boca", dizendo que nunca "tira sarro" de ninguém quando vence e que Kehl deveria ser mais respeitoso com adversários. O motivo da bronca é o seguinte: Kehl sugeriu, ainda dentro do campo, que o Bayern pratique a cobrança de pênaltis, haja vista que o time alemão perdeu todos os quatro que cobrou. Realmente, foi um péssimo momento.

Ambos, Kehl e Guardiola, a nosso ver, se excederam e foram deselegantes, mas o mais importante neste post é constatar que: 

1) O erro do árbitro no jogo contra o Borussia - ele deixou passar um pênalti -, reconhecido com um pedido e desculpas a posteriori, prejudicou o gigante alemão, impedindo a possibilidade de vitória por 2 a 1 aos 30 minutos do segundo tempo e levando a partida aos pênaltis.

2) O disparadamente melhor time da Alemanha foi eliminado pelo erro acima e, na sequência, por um péssimo momento de cobrança de pênaltis de seus jogadores.

Constatação: o mata-mata pode, sim, matar quem pratica o melhor futebol no que tange a um dado título pretendido. Por erro de arbitragem, por um mal momento ou por ambos os dois motivos.

Abaixo, apresentamos flashes do jogo em questão:


Pode-se perguntar: mas em uma noite tão ruim de cobranças de pênaltis, quem garante que o Bayern poderia ter ganho por 2 a 1? O ponto é que ele sequer pode tentar.

Outra pergunta interessante: esse caso do Bayern pode servir de consolo a outros grandes times que passem por algo assim? Na teoria, sim, mas na prática, o problema é convencer o "lateral direito", ou seja, os torcedores.

Finalizando, já deve ter dado para perceber que este blog é fã do maravilhoso Bayern de Munique, não?

Recomendamos também:

- O impressionante e quase surreal Bayern de Munique

- Campeonato Alemão versus Campeonato Brasileiro

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário