domingo, 10 de maio de 2015

Breve retrospectiva de domingo a domingo (3 a 10 de maio)

Crédito: digitalart
Os principais eventos do período estão indicados na retrospectiva abaixo.

EVENTOS

1 - Campeonatos Estaduais

Abaixo, apresentamos resultados de parte dos Campeonatos Estaduais ocorridos pelo Brasil:

- SP - Santos 2 x 1 Palmeiras. 
- RJ - Botafogo 1 x 2 Vasco.
- MG - Caldense 1 x 2 Atlético MG.
- RS - Internacional 2 x 1 Grêmio.
- PR - Coritiba 0 x 3 Operário.
- BA - Bahia 6 x 0 Vitória da Conquista.
- CE - Ceará 2 x 2 Fortaleza.
- PE - Santa Cruz 1 x 0 Salgueiro.

Todos os times vencedores foram campeões de seus respectivos torneios.

O Bahia, após perder o primeiro jogo dos mata-matas por 3 a 0, virou o jogo e se sagrou campeão, vencendo o adversário Vitória da Conquista por 6 a 0. O Fortaleza se tornou campeão com o empate indicado, ocorrido no final do segundo jogo com o Ceará, que gerou lamentável violência de torcedores. Lembrando que o Ceará foi o vencedor da Copa do Nordeste ("Lampions League"), contra o Bahia.

Quanto ao Campeonato Catarinense, com dois jogos entre o Figueirense terminados em 0 a 0, esse aguarda deliberação na Justiça Desportiva (STJD). A decisão será, portanto, no dito tapetão.

2 - Campeonato Brasileiro

O Brasileirão começou e seus primeiros resultados, para a rodada 1, estão indicados abaixo:


Os times que disputam a Libertadores - Atlético MG, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo - dosaram seus recursos em campo, em função do calendário. Eles terão jogos importantes e eliminatórios na semana que vem. Destacam-se as vitórias do Corinthians e São Paulo, o empate do Atlético MG e as derrotas do Cruzeiro e Internacional.

O Brasileirão apenas começa e ainda haverá muito futebol pela frente; assim, os resultados anteriores serão substancialmente modificados.

3 - Copa do Brasil

Esse amplo torneio envolve muitos times de diferentes tamanhos e se compõe das seguintes fases:

1) Fase preliminar.
2) Primeira fase.
3) Segunda fase (em curso).
4) Terceira fase.
5) Oitavas de final.
6) Quartas de final.
7) Semifinal.
8) Final.

A Copa do Brasil costuma receber maior foco da grande mídia quando chega às quatro fases finais e a disputa envolve, praticamente, a participação de clubes de maior porte. Por enquanto, a bola da vez é a segunda fase. Ao final deste post, apresentamos alguns links para acompanhamento do torneio por leitores deste blog.

4 - Libertadores 

Foram realizados os seguintes jogos, primeiros dos mata-matas previstos nas oitavas de finais para os clubes brasileiros que participam do torneio:

- Guarani 2 x 0 Corinthians.
- São Paulo 1 x 0 Cruzeiro.
- Atletíco MG 2 x 2 Internacional.

A má performance do Corinthians foi além das piores expectativas que se poderia ter (e essas não eram negativas), ainda que o Timão não tivesse jogado tão bem assim em jogos anteriores. Quanto aos quatro outros participantes - Atlético MG, Cruzeiro, Internacional e São Paulo - nada está definido.

O segundo jogo entre os times ocorrerá na próxima quarta-feira, 13 de maio e definirá aqueles que passarão à próxima fase. Quais times brasileiros seguirão na Libertadores?

A propósito, primeiro colocado da primeira fase do torneio, o Boca Juniors perdeu por 1 a 0 do último colocado entre os classificados na citada fase, River Plate; é o mata-mata.

5 - Champions League

Foram realizados os seguintes jogos, primeiros dos mata-matas previstos nas quartas de finais para os clubes europeus que participam do torneio:

- Juventus 2 x 1 Real Madrid.
- Barcelona 3 x 0 Bayern de Munique.

Apesar da vitória, o embate entre o Juventus e o Real Madrid não está definido. Quanto à vitória do Barcelona sobre o Bayern de Munique, esta teve um grande nome: Lionel Messi, autor de dois gols e da assistência para o terceiro gol, de Neymar.

Os próximos jogos entre os times acima ocorerrão nos dias 12 e 13 de maio: respectivamente Bayern de Munique x Barcelona e Real Madrid x Juventus. Os vencedores no mata-mata disputarão a final do torneio.

6 - Seleção Brasileira (incluindo Sub-20) e Seleção Olímpica

O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, convocou 23 atletas para a Copa América, primeira competição oficial depois da Copa do Mundo de 2014.

Anotam-se as presenças de Diego Tardelli (Shandong Luneng) e Éverton Ribeiro (Al Ahli), jogando respectivamente na China e nos Emirados Árabes. Anota-se, ainda, a ausência de Oscar (Chelsea), por lesão.

Com respeito às Seleções Olímpica e Sub-20, a CBF dispensou Alexandre Gallo. Dunga passa a ser o novo técnico e Rogério Micale, do time Sub-20 do Atlético MG, assume a Seleção Sub-20, cujo Campeonato Mundial ocorrerá em junho. 

7 - CBF

A semana da CBF foi assinalada pelos seguintes fatos:

Escolha de Marcelo Aro para diretor de ética e transparência da Confederação, observando que essa designação gerou um pedido, do Bom Senso Futebol Clube, para que o novo diretor se declare impedido de prosseguir como membro da Comissão Mista formada para discutir a MP 671, em função do conflito de interesses.

Escolha do empresário e apresentador João Dória Jr para chefe da delegação brasileira na Copa América, segundo o presidente da Confederação Brasileira, para abrir a Entidade à sociedade e também por que Dória gosta de futebol. O novo integrante da delegação chegou a criticar o técnico Dunga na Copa de 2010, mas esse não se manifestou a respeito.

Crítica do secretário Fábio Feldman à imprensa, no mínimo, estranha. O secretário da Confederação, entre outras considerações, afirmou, aos deputados presentes à Audiência Pública da Comissão de Esportes da Câmara, que não se pode viver em um sistema de liberdade de imprensa onde "a pena" é crítica em relação a tudo o que se faz.

Ampliação do horário de 11:00 horas no Brasileirão, com os seguintes jogos, o que parece uma boa medida, mas é preciso conferir, após algum tempo:


O primeiro teste foi feito com o jogo Grêmio x Ponte Preta, que  terminou empatado.

Além dos destaques anteriores, segundo o presidente Del Nero, o ex-presidente Ricardo Teixeira teria admitido que errou na demissão de Dunga, após a Copa de 2010. Hoje, após a Copa do Mundo 2014 e o jogo Seleção Brasileira 1 x 7 Seleção Alemã, podemos concordar com essa consideração.

8 - Saúde de Pelé

O atleta sofreu uma cirurgia na próstata e dela se recupera. Desejamos que tudo prossiga bem com ele, que deixou o hospital no final de semana. Pelé é um dos principais patrimônios do esporte nacional.

PONTOS DE ATENÇÃO

Nossos comentários sobre os eventos anteriores são:

1) Sobre os Campeonatos Estaduais, e sem deixar de reconhecer o mérito de quem venceu por merecimento, que bom que esses torneios acabaram, considerando o formato em que foram desenvolvidos; infelizmente, desempregando, após seu término, muitos profissionais do futebol (por que precisa ser assim?). E que bom que o Campeonato Brasileiro (Brasileirão) começou, ainda que com vários problemas, que merecem ser melhor contemplados em postagem específica.

2) Com respeito ao Brasileirão, foi fechada a primeira de um conjunto de 38 rodadas e é substancialmente cedo para qualquer prognóstico. Neste momento, destacam-se as dificuldades do bicampeão Cruzeiro e a dúvida sobre se conseguirá repetir o sucesso do biênio passado, considerando que o time foi desmontado no início deste ano, com a venda de seus principais atletas. Ao mesmo tempo, não se pode dizer que o restante dos grandes times nacionais esteja em uma grande fase (ao contrário) e, portanto, as águas vão rolar.

3) No que se refere à Libertadores e à Champions League, infelizmente, para nós, sul-americanos, há forte desnível com respeito ao futebol praticado nesses torneios. Paradoxalmente, a grande vitória do Barcelona sobre o Bayern de Munique da semana que findou reflete a grandeza de um time cujo trio de atacantes é sul-americano: Messi (Argentina), Neymar (Brasil) e Suarez (Uruguai). E há outros talentos sul-americanos nos diversos clubes que disputaram e ainda disputam Champions League. Temos fornecido talentos para clubes europeus, lapidados pelas estratégias e táticas de futebol, que avançaram no Velho Continente, mas não aqui.

4) Quanto à Libertadores, especificamente, precipitou-se quem afirmou que o Corinthians era o melhor time do Brasil até o momento. Quem tem surpreendido positivamente até agora na Libertadores é o Internacional, sob a direção do técnico uruguaio Diego Aguirre: o Colorado chegou ao final da primeira fase empatado em pontos com o Corinthians, sendo que ambos ficaram em terceiro lugar no rank dos classificados dessa fase. E o Internacional quase venceu o Atlético MG dentro do Independência na quarta-feira passada, diferentemente do Corinthians, que perdeu do teoricamente fraco Guarani, no Paraguai.

5) Sobre a definição de Dunga como técnico da Seleção Olímpica, a pergunta que se apresenta é: se o desempenho da Seleção Olímpica não for bom, como o tratarão em relação à Seleção Principal, especialmente considerando a visão de curto prazo típica do futebol nacional? Ele cairá? Não deveria ser assim, se a visão é de longo prazo. Outro ponto de atenção é o outro lado, a possibilidade de sucesso: o peso de uma Copa do Mundo é muito maior para os torcedores ao redor do mundo e se Dunga for bem sucedido, é preciso ter cuidado para que não se pense que o futebol nacional voltou aos tempos de glória.

6) Finalizando, sem deixar de reconhecer melhorias por ora pontuais que a CBF procura implementar no futebol, a fala do secretário Fábio Feldman na Audiência Pública da Comissão de Esportes da Câmara foi o destaque negativo da semana. De acordo com alguns críticos da mídia esportiva, ele teria dado a impressão de sugerir que a imprensa não tenha liberdade.

Recomendamos também:

Links diversos:

CBF anuncia demissão do técnico da Seleção Olímpica
Começa hoje o Brasileirão 2015
Um grande jogador pode fazer tanta diferença assim?
Coisas do mata-mata: River Plate 1 x 0 Boca Juniors
Genialidade de Messi impõe derrota ao Bayern de Munique (I)
Genialidade de Messi impõe derrota ao Bayern de Munique (II)
Dunga convoca Seleção para a Copa América
Sobre os Campeonatos Estaduais encerrados

Links para acompanhar a Copa do Brasil:

UOL
Globoesporte
Terra
IG

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário