sexta-feira, 1 de maio de 2015

Novidades da CBF, sob Marco Polo Del Nero

Crédito: digitalart
Novidades

Foram criadas algumas, nesta semana, abaixo descritas.

Congresso CBF

Na segunda-feira, dia 27, a CBF realizou um congresso técnico em sua sede, onde estiveram presentes 17 dos 20 técnicos de times da série A do Campeonato Brasileiro (Brasileirão). O evento contou com a presença de Felipão, o  técnico dos 7 a 1, tendo sido registrada a ausência de Tite, do Corinthians (em tempo, o Clube não enviou representante à posse de Marco Polo Del Nero, na presidência da CBF). 

Orientações para maior dureza de árbitros

No congresso, foi distribuído um documento, com orientações da Comissão de Arbitragem a juízes e assistentes, e cujo resumo é: em punir com cartão vermelho reclamações mais veementes de jogadores e treinadores. O texto, em seu parágrafo quarto, afirma que o futebol não pode ser vítima de árbitros fracos ou de dirigentes indisciplinados. A CBF poderá afastar os árbitros que não usarem o cartão vermelho para coibir reclamações, ofensas ou até ironias, como aplauso em marcações duvidosas.

Criação de grupo para debater condições de trabalho de jogadores

No dia 29, quinta-feira, a CBF anunciou a criação de um grupo de debate para melhorar as condições de trabalho de jogadores e aperfeiçoar sua relação com clubes de futebol. Entre os temas da pauta, estão a criação de um plano de previdência para atletas e a realocação no mercado de trabalho de quem encerra a carreira de atleta. O grupo terá a participação de quatro jogadores em atividade, representantes de clubes, da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) e do Sindicato Nacional das Associações de Futebol (Sindafebol), além da própria CBF.

Introdução do horário de 11:00 horas no Brasileirão

Na quinta-feira, dia 30, a CBF anunciou que pretende agendar um jogo por rodada da série A do Brasileirão para o horário das 11:00 horas da manhã. Na primeira rodada, isso seria feito com a partida Grêmio x Ponte Preta, previsto para ocorrer, inicialmente, às 18:30 horas.

Comentários:

Com relação ao congresso, trata-se de uma boa ideia e que deveria se tornar uma prática anual, para discutir estratégias, técnicas e táticas de futebol, de forma verdadeira e visando intercambiar e criar novos conhecimentos, ajudando os treinadores nacionais. Se essa tiver sido apenas uma iniciativa isolada, não terá maiores consequências. Palestras motivacionais com Felipão poderiam ser perfeitamente dispensadas.

No que tange ás orientações para os árbitros, disciplina é interessante contra abusos, mas e quanto aos erros de arbitragem? Nos Campeonatos Estaduais em fase de finalização, eles têm abundado. Aliás, eles são frequentes em todos os torneios nacionais. Proibir o exagero é correto, mas como reduzir significativamente os erros crassos e que mudam resultados? Aqui, cabe dizer que más arbitragens não são exclusivas do Brasil, conforme mostrou a Copa do Mundo de 2014.

Sobre a criação do grupo de trabalho, ela é uma boa ideia, mas depende de debater verdadeiramente os problemas dos jogadores e de seu relacionamento com clubes. Dúvida: por que não debater também a questão do emprego de muitos jogadores, que ficam desempregados após os Estaduais? A ideia do fundo de previdência é boa, mas é preciso lembrar que boa parte dos atletas nacionais somente trabalha quatro meses por ano. Terão recursos para pagar uma previdência privada?

Quanto à realização de jogos em horários matinais, consideramos essa uma boa ideia, especialmente conforme o clima do local da partida. Como um jogo típico dura pouco mais de 90 minutos, o ponto de atenção é o sol a pino, em alguns desses eventos, especialmente no segundo tempo.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário