domingo, 3 de maio de 2015

Breve retrospectiva da semana (26 de abril a 2 de maio)

Crédito: digitalart
Os principais eventos dessa semana estão indicados a seguir.

1 - Campeonatos Estaduais

Excepcionalmente, incluimos abaixo informação sobre os clássicos ocorridos em 03 de maio, domingo (após o período coberto pelo post):

- Santos 2 x 1 Palmeiras.
- Botafogo 1 x 2 Vasco.
- Caldense 1 x 2 Atlético MG.
- Internacional 2 x 1 Grêmio.

Venceram seus Campeonatos Estaduais, Santos (por pênaltis), Vasco, Atlético MG e Internacional. Esses não foram os únicos resultados pelo Brasil, onde outros Estaduais também terminaram.

2 - Copa do Nordeste

O Ceará foi campeão e o Bahia, vice-campeão da "Lampions League", a partir dos resultados dos jogos ocorridos respectivamente em 22 e 29 de abril:

- Bahia 0 x 1 Ceará.
- Ceará 2 x 1 Bahia.

3 - Iniciativas da CBF

A semana da CBF foi marcada pelos seguintes fatos:

- Congresso CBF, realizado no dia 27 de abril, segunda-feira, com a presença de 17 dos 20 técnicos de times da série A do Campeonato Brasileiro (Brasileirão). No congresso, foi distribuído um documento com orientações para maior dureza de árbitros com atletas e treinadores que reclamem das deliberações tomadas em campo.

- Criação de grupo para debater condições de trabalho de jogadores, anunciada no dia 29 de abril, quinta-feira, visando melhorar as condições de trabalho de jogadores e aperfeiçoar sua relação com clubes de futebol. Entre os temas da pauta, estão a criação de um plano de previdência para atletas e a realocação no mercado de trabalho de quem encerra a carreira de atleta.

- Introdução do horário de 11:00 horas no Brasileirão, anunciada no dia 30 de abril, sendo piloto o jogo Grêmio x Ponte Preta, previsto para ocorrer, inicialmente, às 18:30 horas.

4 - Contenda Clubes Paulistas x FPF

Bernardo Itri, da Folha de São Paulo, informou no dia 02 de maio que presidentes de times paulistas articulam-se para que Federação Paulista de Futebol (FPF) deixe de receber os 5,0% sobre as bilheterias dos jogos, com a justificativa de que necessitam desses recursos para ajudar suas finanças.

5 - Entrevistas com Elias Kalil na ESPN

Entre outras pérolas, o ex-presidente do Atlético MG ressalta o absurdo do patrocínio estatal apenas ao Flamengo e ao Corinthians, além de afirmar que as Federações Estaduais poderiam ser fechadas.

Pontos de atenção

Destacamos o final dos Campeonatos Estaduais e da "Lampions League", além da possível contenda entre os clubes paulistas e a FPF. Seria mais uma, considerando FlaFlu x Ferj e Cruzeiro x FMF.

Com respeito às medidas da CBF, além de considerarmos que é cedo para avaliar sua efetividade, questionamos os abundantes erros de arbitragem no Brasil e a falta de emprego de muitos profissionais do futebol, com o fim dos Estaduais. Ao mesmo tempo, não se pode deixar de reconhecer que a gestão Marco Polo Del Nero começa tentando criar uma agenda positiva.

Recomendamos também a leitura dos seguintes posts:

Federação Paulista é bola da vez em conflito com clubes?
A Lampions League e a força potencial do futebol nordestino
Novidades da CBF, sob Marco Polo Del Nero
Entrevista com Elias Kalil na ESPN 

Bola Pensante

2 comentários:

  1. O site restringe sua abrangência a apenas alguns Estados. Omitindo informações sobre Paraná, Santa Catarina, Goiás, etc. Parece discriminatório...
    Santa Catarina tem tres clubes na Série A, Paraná dois, se citar clubes disputando série B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ivan, agradecemos-lhe seu comentário. O blog tem pouco mais de seis meses de existência e, de fato, ainda está bastante focado no Sudeste-Sul, não por discriminação, mas devido ao seu curto tempo de existência. Oportunamente, o foco poderá ser ampliado. Saudações Bola Pensante

      Excluir