segunda-feira, 18 de maio de 2015

Breve retrospectiva de domingo a domingo (10 a 17 de maio)



Crédito: smarnad
Os principais eventos dessa semana estão indicados na retrospectiva abaixo.

EVENTOS

1 - Campeonato Brasileiro

Os resultados da rodada 2/38 do Brasileirão estão indicados abaixo:

Clique "Control +" para ampliar
Alguns destaques:

1) Primeira posição do Corinthians, seguido por Atlético MG.
2) Última posição do Cruzeiro, sem pontos marcados.
3) Derrota do Cruzeiro para o Santos por 1 a 0.
4) Derrota do São Paulo para a Ponte Preta por 1 a 0.
5) Goleada do Atlético MG sobre o Fluminense de 4 a 1.
6) Derrota do Grêmio para o Coritiba por 2 a 0.
7) Times do Rio de Janeiro com desempenho que os coloca na segunda metade do rank.

Cruzeiro e Internacional, que disputam a Libertadores, usaram alguns reservas em seus jogos. Não deixa de ser algo sui generis ver o Cruzeiro na última posição; ainda bem, para o time e sua torcida, que o Brasileirão está apenas no início de suas 38 rodadas.

2 - Copa do Brasil

O amplo torneio envolve muitos times de diferentes tamanhos e se compõe das seguintes fases:

1) Fase preliminar.
2) Primeira fase.
3) Segunda fase (em curso).
4) Terceira fase.
5) Oitavas de final.
6) Quartas de final.
7) Semifinal.
8) Final.

A bola da vez nos próximos dias será a terceira fase. Ao final deste post, apresentamos alguns links para acompanhamento do torneio por leitores deste blog.

3 - Libertadores 

Foram realizados os seguintes jogos, segundos dos mata-matas previstos nas oitavas de finais para os clubes brasileiros que participam do torneio:

- Corinthians 0 x 1 Guarani (Paraguai).
- Cruzeiro 1 x 0 São Paulo no tempo normal e Cruzeiro 4 x 3 São Paulo na disputa de pênaltis.
- Internacional 3 x 1 Atlético MG.

Considerando os jogos ocorridos entre esses times nas duas rodadas de mata-matas, chegamos ao seguintes escores:

- Guarani (Paraguai) 3 x 0 Corinthians.
- Cruzeiro 1 x 1 São Paulo no tempo normal e Cruzeiro 4 x 3 São Paulo nos pênaltis.
- Internacional 5 x 4 Atlético MG.

Dessa forma, Cruzeiro e Internacional passaram às quartas de finais, sendo eliminados Atlético MG, Corinthians e São Paulo.

O Atlético MG merece ser enaltecido pela luta e pelo bom jogo contra o Internacional, especialmente no segundo tempo do segundo jogo entre ambos. O Corinthians realmente causou surpresa aos torcedores e mídia especializada, que esperavam nada menos do que a sua classificação contra o teoricamente fraco Guarani (Paraguai). Quanto ao São Paulo, apesar de bons jogadores, tem cometido erros que comprometem sua performance.

Ao lado da participação dos brasileiros na Libertadores, na quinta-feira, dia 14, torcedores do Boca Juniors jogaram uma espécie de gás de pimenta sobre jogadores do River Plate, o que implicou a paralisação do jogo e a punição do Bola com a sua desclassificação do torneio. Dessa forma, o River Plate será o próximo adversário do Cruzeiro.

Além da desclassificação do Boca Juniors, a Conmebol aplicou ao  time multa de US$ 200 mil e determinou a realização de quatro jogos a portões fechados. Será isso suficiente? 

4 - Champions League

Foram realizados os seguintes jogos, segundos dos mata-matas previstos nas quartas de finais para os clubes europeus que participam do torneio:

- Bayern de Munique 3 x 2 Barcelona.
- Real Madrid 1 x 1 Juventus.

Considerando os jogos ocorridos entre esses times na duas rodadas de mata-matas, chegamos ao seguintes escores:

- Barcelona 5 x 3 Bayern de Munique.
- Juventus 3 x 2 Real Madrid.

Assim, a final do torneio será, portanto, realizada no dia 6 de junho, entre o Barcelona e o Juventus.

5 - CBF e Seleção Brasileira

No domingo passado, a palavra "Allianz" foi coberta em vários pontos do Allianz Parque, estádio de Palmeiras, para irritação dos torcedores do time. Segundo a CBF, a ação teria sido praticada por uma empresa terceirizada, que teria tido "excesso de zelo" com patrocinadores do Brasileirão. Não deveria existir uma regra para esse tipo de situação?

Já ontem o jornal Estado de São Paulo publicou que a CBF tem contrato com duas empresas internacionais, por meio do qual ela influiriam na escalação da Seleção Brasileira. O contrato foi assinado pelo ex-presidente Ricardo Teixeira e elogiado por Marco Polo Del Nero. Em que medida os  técnicos têm a possibilidade de escalar os atletas?

PONTOS DE ATENÇÃO

Nossos comentários sobre os eventos anteriores são:

1) Sobre o Brasileirão, o torneio, com 38 rodadas, está apenas em seu início. Mesmo assim, desponta o desempenho ruim ou sofrível dos times do Rio de Janeiro, do Grêmio e do Cruzeiro, bicampeão (nesse caso, ele tem a desculpa da Libertadores). Quem são, com a visão do momento, os favoritos para a zona de classificação de 2015 (G4)?

2) No que se refere à Libertadores, apesar da desclassificação de  três times brasileiros - Atlético MG, Corinthians e São Paulo -, o grande fato da semana foi o ocorrido no estádio La Bombonera. Lamentável. Teria a Conmebol aplicado todas as penalidades que deveria aplicar?

3) No que tange à Champions League, mesmo entendendo que o Barcelona tem mais qualidade do que o Juventus, nos absteremos de dar um palpite, preferindo mencionar a nossa torcida será pelo time italiano, do jogador Tevez.

4) Sobre à CBF e à Seleção Brasileira, nada a comentar, a não ser destacar as duas perguntas apresentadas anteriormente, bem como perguntar, finalizando: os brasileiros realmente sabem como são definidos os técnicos e escalados os atletas da Seleção?

Recomendamos também:

Links diversos:
Allianz Parque e a "palavra proibida" 

Links para acompanhar a Copa do Brasil:


Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário