sexta-feira, 22 de maio de 2015

Libertadores: um breve exercício sobre os finalistas














A figura acima apresenta a posição atual da Libertadores 2015, após os jogos da semana, e demonstra que apenas o Cruzeiro se saiu bem nessas partidas. 

Portanto, as quartas, até o momento, ratificaram a ideia já provada de que jogar em casa é melhor: dos quatro jogos ocorridos, três reconfirmaram essa lógica. 

Abaixo, fazemos breve exercício sobre quais dos times acima poderiam disputar a final do torneio:

1) Se as vitórias indicadas na figura acima fossem determinantes ou forte indicativo de classificação, seriam classificados Cruzeiro, Guarani, Emelec e Santa Fé. Nesse caso, os jogos das semifinais seriam Cruzeiro x Guarani e Emelec x Santa Fé. 

2) Se os pontos da primeira fase fossem relevantes ou forte indicativo de sucesso, Cruzeiro e Santa Fé iriam para a final, quase que em condições de equilíbrio. 

Entretanto, esse exercício traz grandes riscos. Nada está garantido e as fases de mata-matas nada têm a ver com a primeira fase, de pontos conquistados, visto que: 

1) Nas oitavas, o Corinthians, terceiro melhor colocado da primeira fase, foi desclassificado pelo modesto Guarani. 

2) Nessas mesmas oitavas, o Boca Juniors, primeiro colocado da fase inicial, foi desclassificado pela violência cometida contra torcedores no jogo Boca Juniors x River Plate da semana passada (14 de maio). 

3) Os placares da figura inicial foram apertados e não asseguram nada.

Oitavas, quartas e semifinais funcionam como se fossem, praticamente, novos campeonatos. 

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário