domingo, 31 de maio de 2015

Breve retrospectiva de domingo a domingo (24 a 31 de maio)

Crédito: smarnad
Os principais eventos desta semana  - e que semana! - estão indicados na retrospectiva abaixo.

EVENTOS

1 - Fifa

No dia 27, quarta-feira, mais de uma dezena de policiais suiços, à paisana e sob a coordenação do FBI norte-americano, chegou sem aviso ao Baur au Lac Hotel, onde executivos do futebol mundial estavam hospedados para o congresso anual da Fifa; afinal, no dia 29 ocorreria a eleição da Entidade. Sete desses executivos, incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marin, foram presos e poderão ser extraditados para os EUA.

As eleições para as sedes das Copas de 2018 e 2022, na Rússia e no Catar, respectivamente, estariam no epicentro das investigações, sendo os EUA buscavam o direito de receber a Copa do Mundo em 2022. 

Sob o intenso calor das novidades, Joseph Blatter, presidente da Fifa, venceu a eleição da entidade, no dia 29 de maio, com 133 votos, contra 73 votos de seu oponente, príncipe Ali bin Al-Russein, que desistiu de participar do segundo turno, ao qual teria direito. Demonstrando satisfação e acusando os EUA de tentarem  interferir na Fifa, Blatter prometeu uma "surpresa" para melhorar a imagem da Federação.

2 - CBF

O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, retornou ao Brasil antes da eleição da Fifa e deu uma entrevista coletiva, na qual lamentou o caso da prisão de José Maria Marin, enfatizou a necessidade de preservar a CBF e de prestar esclarecimentos às autoridades e negou sua participação na corrupção.

A Confederação retirou o nome de José Maria Marin da fachada de sua sede no Rio de Janeiro

3 - Seleção Brasileira

O técnico Dunga cortou o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, da Seleção Brasileira, Ele tem problemas médicos e não poderá jogar os amistosos da Seleção Brasileira contra as Seleções do México e de Honduras, nos dias 7 e 10 de junho, bem como a Copa América. Dunga convocou o lateral Geferson, do Internacional, que tem se destacado no futebol gaúcho e na Libertadores.

4 - Libertadores 

As quartas de final terminaram e a Libertadores terá quatro times disputando as semifinais: River Plate x Guarani e Tigres x Internacional.

O ponto de atenção é o Internacional como único time brasileiro no torneio e o Guarani, do Paraguai, que chegou até aqui, superando, por exemplo, o Corinthians. A derrota do Cruzeiro para o River Plate no Mineirão, quando o time precisava de um empate, foi surpreendente e o time jogou mal.

A Libertadores retorna após a Copa América, nos dias 14 (River x Guarani) e 15 de junho (Inter x Tigres).

5 - Campeonato Brasileiro

Os resultados da rodada 4/38 do Brasileirão estão indicados abaixo:


Alguns destaques:

1) Primeira posição do Atlético PR, seguido por Sport, Ponte Preta e Goiás.
2) Última posição do Joinville, antecedido por Cruzeiro, Flamengo e Vasco.
3) Vitória do Palmeiras sobre o Corinthians por 2 a 0.
4) Vitória do Fluminense sobre o Flamengo por 3 a 2.
5) Vitória do Atlético MG sobre o Vasco por 3 a 0.
6) Empate do Internacional com o São Paulo por 0 a 0.
7) Vitória do Figueirense sobre o Cruzeiro por 2 a 1.

Apenas o Internacional, agora, disputa a Libertadores.

6 - Copa do Brasil

O amplo torneio segue na sua terceira fase, compondo-se das seguintes:

1) Fase preliminar.
2) Primeira fase.
3) Segunda fase (em curso).
4) Terceira fase.
5) Oitavas de final.
6) Quartas de final.
7) Semifinal.
8) Final.

Ao final deste post, apresentamos alguns links para acompanhamento do torneio por leitores deste blog.

7 - Outras Curtinhas

A semana ainda foi pontuada por diversos fatos, entre os quais:

- O anúncio do novo técnico do Flamengo, Cristóvão Borges, bem como do jogador Guerrero no time da Gávea.

- A notícia do possível adiamento da aposentadoria do legendário goleiro Rogério Ceni. Ele deixaria o São Paulo ao final do ano.

- O infarto do miocárdio de Walter Casagrande Júnior, ex-jogador do Corinthians e atual comentarista da Rede Globo, que foi hospitalizado, operado e passa bem.

Ao final deste post, apresentamos alguns links para complementação informacional.

PONTOS DE ATENÇÃO

A semana que finda foi marcada por grandes eventos, mas o maior de todos, um grande abalo no mundo do futebol, foi a prisão dos executivos da Fifa e, entre eles, de José Maria Marin. Será esse evento o começo de uma nova ordem no futebol mundial? As evidências indicam que os EUA estão realmente dispostos a investigarem a fundo possíveis falcatruas do futebol mundial e a Fifa. O ponto de atenção é que o assunto chega a ter laivos da Guerra Fria dos anos 60, já que a posição da Rússia sobre a atuação dos EUA é de crítica. Aguardemos.

Na Libertadores, o Internacional está de parabéns por ser o único clube a representar o Brasil a partir dos jogos de terça a quinta-feira da semana que passou. O interessante é que o Inter se atrapalhou na contratação do técnico e o uruguaio Diego Aguirre foi contratado sem muitas opções no mercado nacional. Tendo ganho o Campeonato Gaúcho e prestes a disputar as semifinais da Libertadores, o Internacional terminou sendo beneficiado com o novo técnico.

Quanto ao Brasileirão, este se mantem completamente atípico até a quarta rodada, com os 12 maiores clubes do Brasil espalhados pela tabela após a zona de classificação para a Libertadores. A melhor posição é a do Atlético MG (5) e a pior, do Cruzeiro (19), que após dois anos no nirvana, amarga tempos difíceis de reconstrução. Até aqui, o Atlético PR está de parabéns pelo desempenho e aproveitamento de 75%. Mesmo assim, ainda há muito a acontecer e o Campeonato encerrou a rodada 4/38, ou seja, 10,5% do que há para disputar. 

Finalizando, que ano esse de 2015, para o futebol, dentro e fora de campo!...

Recomendamos também:

Links para temas importantes:


Nota: esta breve retrospectiva não tem a pretensão de cobrir todos os fatos relevantes do futebol, mas pelo menos aqueles que puderem ter sido captados pelos torcedores que apoiam este Blog. 

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário