sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Alemanha na Copa do Brasil: vários gols também fora do campo

Crédito: Phonlatuch
Passado algum tempo, e mesmo sem esquecer os dolorosos 7 x 1 impostos pela Seleção da Alemanha à Seleção Brasileira na Copa do Brasil, em 10 de julho de 2014, no Mineirão, pode-se fazer uma reflexão menos emocional sobre as lições que os germânicos legaram antes e ao longo da Copa do Brasil, em termos de planejamento e marketing. Antes de entender as lições, vamos aos fatos e dados.

Primeiramente, antes de chegarem ao País, os alemães gravaram, em sua fan page, um vídeo com frases positivas, do tipo "vocês não imaginam o quanto de Brasil existe dentro de nós". Não é uma bela frase? O efeito em muitos torcedores foi o de empatia imediata, ao ponto de vários adotarem a Seleção Alemã como segunda favorita, após a Seleção Canarinho. Isso foi interessante, pois aumentou o contingente de torcedores a favor dos alemães.

Em segundo lugar, os germânicos escolheram a região de Porto Seguro, na Bahia, para seu confortável - para não dizer luxuoso - centro de treinamento. Como vários jogos da Seleção ocorreram em cidades com clima quente, a escolha favoreceu, em grande estilo, a aclimatação da equipe. Este foi um belo gol da Alemanha, fora do campo e antes da Copa.

Terceiro, os germânicos homenagearam, com seu segundo uniforme, o time do Flamengo, que tem a maior torcida do Brasil, conquistando a simpatia de um grande contingente de flamenguistas e fortalecendo seu apoio local. Além disso, os jogadores Manuel Neuer e Bastian Schweinsteiger vestiram a camisa do Bahia, cantando seu hino, em uma cena que viralizou durante a Copa. Veja essa cena abaixo:


Na sequência, os alemães foram de uma simpatia ímpar em seu trato presencial com o público. Caminhando pela praia ou em outros ambientes,  eles se mostraram acessíveis, distribuindo autógrafos, tirando fotos e agradecendo o carinho dos brasileiros. Eles também cantaram e dançaram hits como "Lepo Lepo" entre outros, além de com índios pataxós. Mais um passo na consolidação de uma imagem positiva.

Em quinto lugar, nas redes sociais, os alemães foram nota 10. Vários jogadores publicaram frases de apoio à Seleção Brasileira, sugerindo que sua torcida seria, caso perdessem, pelos Canarinhos. O simpático Lukas Poldoski, jogador reserva, postou fotos e frases de carinho, arrebanhando uma legião de fans brasileiros. Esse comportamento foi totalmente consistente com as ações anteriormente descritas.

Então veio a vitória de 7 x 1 contra a Seleção Brasileira, que, no momento de sua ocorrência, pareceu a exibição de um episódio da série de terror "Além da Imaginação" - para os brasileiros, naturalmente. Mesmo assim, jogadores alemães se mostraram simpáticos, publicando frases de apoio, em português, à Seleção. Não consolaram, mas, mesmo assim, foram simpáticos, novamente.

Por fim, ao final de sua estada, eles ainda fizeram doações à comunidade da região onde estiveram instalados, bem como divulgaram um vídeo de agradecimento ao Brasil. Veja esse vídeo abaixo:


Uma pergunta pertinente: tudo isso foi pensado ou espontâneo?

Ambos. Houve planejamento muito competente não apenas de futebol, como também de logística e marketing; a coordenação dos esforços foi muito bem feita nesse sentido. A comunicação com o público bateu, em qualidade, a comunicação da nossa própria Seleção com os brasileiros. Mas em um país informal como o Brasil, é certo que a equipe alemã também soube se divertir, de forma profissional e simpática. Resumindo, ela fez vários gols, dentro e fora do campo.

Quais lições ficam desses eventos? O que podemos aprender com os campeões da Copa do Brasil?

Várias. Planeje sua logística. Aumente sua rede de apoiadores. Crie e fortaleça uma boa imagem junto a essa rede. Use bem as redes sociais. E não se esqueça de ganhar os jogos importantes, para não perder esses esforços.

Bola Pensante

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