segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Aproveitamentos do Cruzeiro no Brasileirão 2014

Crédito: koratmember
Muito se fala sobre as vantagens do mando de campo, mas nada como fatos e dados para comprovar os ditos populares. Este post focaliza números do Cruzeiro Esporte Clube, tetracampeão brasileiro e bicampeão no período 2013-2014. Se não é possível generalizar esta análise para vários clubes, pelo menos é possível avaliar o desempenho do campeão.

A tabela abaixo apresenta uma segmentação do aproveitamento do Cruzeiro no ano anterior, considerando o Brasileirão 2014, com jogos ocorridos no Mineirão, em outros estádios e ambos, e detalhando-se, ainda,  as participações de sábados, domingos e outros dias nesses indicadores:  

Aproveitamento = Pontos conquistados / Pontos disputados, em %.

Primeiramente, verifica-se que, sim, foi bem melhor para o time estrelado jogar no Mineirão. O aproveitamento do Cruzeiro em jogos nesse Estádio foi de 82,5%. E jogar no Mineirão aos domingos foi ainda melhor do que aos sábados ou em outros dias. Já em outros estádios, o aproveitamento do time das cinco estrelas foi de 57,9%. Novamente, jogar aos domingos foi bem melhor. 

Ponto de atenção: jogar em outros estádios aos sábados e em outros dias foi bem menos produtivo. Por que será? Aos domingos, o time esteve, talvez, mais descansado? 

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário