quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Quais foram os melhores jogadores do mundo de 2004 a 2014?

Crédito: Stuart Miles
Nos últimos dias, o mundo do futebol e os torcedores ao redor do Planeta assistiram à premiação de Cristiano Ronaldo, português que ora atua no Real Madrid, como o melhor jogador do mundo. Cristiano Ronaldo disputou com Lionel Messi (argentino, Barcelona) e Manuel Neuer (alemão, Bayern de Munique) a Bola de Ouro da Fifa, tendo recebido votação bem acima dos seus dois concorrentes. 

É importante destacar que Messi e Cristiano Ronaldo têm mantido uma hegemonia das indicações dos eleitores do prêmio desde o ano de 2008. O primeiro, recordista, já conquistou a premiação quatro vezes, e o segundo, três, sendo que duas vitórias ocorreram no biênio 2013-2014 (lembrete? Marta, jogadora brasileira que atua na Europa, é pentacampeã).

Quem  disputou o prêmio nos últimos anos? Os melhores do mundo, de acordo com os eleitores do prestigiado prêmio, estão relacionados na tabela abaixo, desde 2004:



Abaixo, indicamos os países de origem dos jogadores de futebol concorrentes, podendo ser notados os pesos das participações de Messi e Cristiano Ronaldo nas estatísticas de seus respectivos países:


Qual é a principal reflexão a ser feita, com base nos números acima?

Em quarta colocação, abaixo da Espanha, terceira colocada (sem vencedores, mas com concorrentes famosos, a exemplo de Iniesta, Xavi Hernández e Fernando Torres), aparece o Brasil, com Kaká (campeão em 2007) e Ronaldinho Gaúcho (bicampeão em 2004 e 2005, além de terceiro colocado em 2006). Diga-se de passagem que a última indicação foi a de Kaká; de 2008 em diante, o Brasil desaparece entre as três indicações. É algo para pensar, não?

Lembramos também que nenhum dos campeões do Brasil da tabela acima, Kaká ou Ronaldinho Gaúcho, foi convocado por Felipão para a Copa de 2014 e deixamos aqui uma pergunta sem resposta: e se eles tivessem sido convocados, poderíamos ter evitado, talvez, os 7 x 1? Teríamos pelo menos perdido por um placar mais razoável? Nunca saberemos.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário