sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Algumas perguntas sobre o futebol alemão

Crédito: Stuart Miles
O Campeonato Alemão (Bundesliga), com 34 rodadas ao todo, está em andamento, exatamente em sua metade, com 17 rodadas cumpridas. Os últimos jogos ocorreram em dezembro de 2014 e os próximos serão retomados no final de janeiro de 2015, observando-se que o mês de janeiro é de inverno na Europa e, portanto, na Alemanha.

No atual momento, o Bayern de Munique lidera com folga o Campeonato, em sua série principal, com 45 pontos conquistados, estando o segundo colocado, o Wolfsburg, com 34 pontos e sendo a diferença entre ambos de expressivos 11 pontos. A partir do terceiro colocado, Bayer Leverkusen, com 28 pontos, as distâncias aumentam significativamente para o Líder. A tabela a seguir apresenta as pontuações atuais:



Se o julgamento da qualidade do futebol alemão for feito exclusivamente com base na tabela acima, a conclusão é: o Bayern de Munique parece um ponto fora curva. É absolutamente clara a expressiva diferença de desempenho entre o Líder e os demais e poderíamos mesmo agrupar os times da tabela anterior em quatro conjuntos, de acordo com suas pontuações, conforme abaixo :

1 -  Bayern de Munique (45 pontos, Líder absoluto). 
2 - Wolfsburg (34 pontos, Vice-Líder).
3 - Eintracht Frankfurt ao Bayer Leverkusen (pontuações de 23 a 28).
4 - SC Freiburg ao SC Paderborn 07 (pontuações de 15 a 19).

Esta certamente não seria a única possibilidade de agrupamento; mesmo assim, reflete as diferenças de performance.

As informações acima, ou seja, os números anteriores, ensejam algumas singelas perguntas (afinal, perguntar é livre):

-------

Por que existem diferenças de desempenho tão expressivas entre o Bayern de Munique e os demais times da Bundesliga? 

-------

O Bayern de Munique, com um técnico espanhol e vários jogadores de outras nacionalidades, expressaria realmente um modelo de futebol alemão, ou seja, um jeito alemão de jogar futebol?

-------

Quais desses times expressariam, efetivamente, esse modelo de futebol alemão?

-------

O futebol da Alemanha de maneira mais ampla, considerando os times acima e a melhor organização do futebol naquele País, seria realmente forte, em seu conjunto, se retirarmos o Bayern de Munique da relação anterior? 

-------

São perguntas cujas respostas certamente vão além dos números da tabela anterior, que, entretanto, não deixam de ser instigantes. Aparentemente, o Bayern vem sugando pontos a seu favor.

Finalizando, os jogos amistosos disputados ontem pelo Corinthians e pelo Fluminense nos EUA, respectivamente contra o Colonia (11ª posição) e o Bayer Leverkusen (3ª) foram perdidos por 1 x 0 e 3 x 0 pelos times brasileiros. O jogo contra o Colônia correspondeu à estreia de Tite no Corinthians.

Esses resultados, com placares que não se comparam com o constrangedor placar de 7 x 1 da Seleção da Alemanha contra a Seleção do Brasil, da Copa do Brasil do ano passado, mesmo não permitindo conclusões mais amplas, sugerem, no mínimo, que os dois times brasileiros carecem de muito trabalho. Não assistimos aos citados jogos e, portanto, o que podemos dizer é: os alemães foram melhores.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário