sábado, 17 de janeiro de 2015

Mais algumas reflexões sobre o Bola de Ouro

Crédito: Stuart Miles
O prêmio Bola de Ouro, vencido pelo atleta Cristiano Ronaldo, nascido em Portugal e atuando no Real Madrid, teve outros astros indicados pelo colégio eleitoral. Naturalmente, ganhar um prêmio dessa natureza é o sonho dourado dos jogadores de futebol do Planeta. Ser indicado já constitui uma honra, haja vista o caráter global da premiação. 

Quais foram os privilegiados pelo talento e pela vida que conseguiram essa conquista?

Na tabela abaixo, relacionamos os 20 mais votados pelos eleitores:


Algumas perguntas emergem da tabela acima. A primeira é:  quais países mais contribuíram com craques para compor a relação dos mais votados? A resposta a essa pergunta, considerando os 20 jogadores acima relacionados, está apresentada na tabela a seguir:


Conforme se verifica, Portugal (Cristiano Ronaldo), Alemanha (seis jogadores) e Argentina (3) representam 82,2% dos votos. A Holanda (Robben) tem 7,2% e o Brasil (Neymar), 2,2%.

Uma segunda pergunta: quais times têm mais representação na relação dos 20 mais votados? A resposta, para a mesma lista de 20 jogadores, está apresentada na tabela a seguir:


Conforme se vê, o Real Madrid e o Bayern de Munique reúnem, juntos quase 75% dos votos; se o Barcelona for incluído na contagem, os três perfazem cerca de 94,1% dos talentos indicados. Neymar, pelo Brasil, está incluído no Barcelona. Além disso, nenhum time do Brasil consta da relação anterior.

Sem dúvida, já tivemos tempos bem melhores no futebol mundial. Devemos nos conformar com essa constatação ou manter a esperança de que os dirigentes do futebol nacional reagirão a esse status, em algum ponto do futuro? 

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário