terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Cruzeiro e Atlético MG na lista dos 20 melhores clubes da IFFHS


Crédito: samuiblue
Nesta semana, Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) publicou seu rank com a classificação dos melhores times do mundo, tendo o Real Madrid, da Espanha, conquistado o primeiro lugar. 

Pelo Brasil, dois clubes integraram a seleta relação: Cruzeiro e Atlético MG, respectivamente na 14ª e 16ª posições. O primeiro, bicampeão brasileiro em 2013 e 2014, e o segundo, campeão da Libertadores da América em 2013 e da Copa do Brasil em 2014. 

A classificação dos vinte melhores pode ser vista na primeira tabela a seguir, abaixo da qual, apresentam-se os pesos das pontuações por país:



Na última coluna à direita da primeira tabela anterior, representam-se "notas relativas", criadas por este Blog, caso a nota do Real Madrid fosse máxima e igual a 100, e as demais, proporcionalmente distribuídas. Nesse caso, o Bayern de Munique, receberia apenas nota 72. Já o Cruzeiro e o Atlético MG receberiam, respectivamente, notas 57 e 55. 

A relação dos melhores times da IFFHS não retrata, em boa medida, os resultados da Copa do Mundo de 2014. A Alemanha, campeã da Copa, tem apenas a representação do Bayern de Munique, com 5,8% dos pontos totais, e a Argentina, vice-campeã, tem a representação de dois clubes, River Plate e San Lorenzo, com 9,1% dos pontos. Diga-se de passagem que o Bayern cedeu diversos jogadores à Seleção Germânica.

Além disso, a Espanha, desclassificada no início da Copa do Mundo (e de forma estarrecedora, somente não fazendo pior papel do que o Brasil), tem quatro clubes na lista, representando 23,3% dos pontos. Adicionalmente, Itália, Inglaterra e Portugal, bem posicionados no rank, foram realmente mal na Copa. 

A Argentina, por sua vez, está acima do Brasil, com pequena diferença. Os dois times brasileiros, Cruzeiro e Atlético MG, ficaram abaixo do River Plate e acima do San Lorenzo. Aparecem ainda, na relação, clubes da Colômbia, Áustria, França, Romênia e República Tcheca.

Por que percebemos essa desconexão entre a tabela acima e os resultados da Copa do Mundo? Pode haver várias razões, mas a primeira que nos ocorre é que o futebol é um esporte global. Seria um time como o Real Madrid, por exemplo, genuinamente espanhol, quando o técnico é italiano, o melhor jogador é português e outros jogadores de outras nacionalidades também participam da construção da equipe?

Finalizando, seria o Bayern de Munique um ponto fora da curva no futebol alemão? Por que apenas ele participa do rank acima?

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário