segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Fim de investidores em direitos é discutido no SporTV

Crédito: samuiblue
De janeiro a abril deste ano de 2015, os contratos prevendo investidores em direitos de atletas de futebol somente poderão ter duração máxima de um ano. A partir de maio, não será mais admitida a participação de investidores nos citados direitos. Esta é uma deliberação da Fifa que já está valendo. Veja mais aqui e aqui sobre esse assunto.

Nesta segunda-feira, o programa "Arena SporTV" debate a questão e apresenta aos internautas e telespectadores a seguinte pergunta:

A proibição da ação de investidores nos direitos econômicos dos atletas será benéfica ao futebol brasileiro? 

Em nossa opinião, no curto prazo, a medida assusta, sem dúvida, por que diversas negociações atualmente dependem desses investidores para serem viabilizadas, haja vista as finanças sofríveis de várias agremiações. No médio e longo prazos, entretanto, a decisão da Fifa tende a fortalecer os clubes de futebol, que passam a ter uma reserva de mercado. Qual organização empresarial não gostaria de algo assim? Afinal, devemos pensar que os clubes, mesmo sendo "associações", também têm seu lado "empresa".

Certamente a mudança não torna a vida dos clubes um absoluto mar de rosas, sem trabalho e sem cuidados profissionais. Até por que no curto prazo, as agremiações poderão ter dificuldades financeiras para fechar negócios. Mais à frente, entretanto, se quiserem dispor de bons atletas, terão que cuidar melhor de suas categorias de base e investir mais na melhoria de seus "ativos": os jogadores.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário