terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Bebidas alcoólicas deveriam ser liberadas em estádios?

Crédito: Stuart Miles
Segundo informa o colunista Marcel Rizzo (Folha de São Paulo, 27 de janeiro), a CBF tem sido procurada por clubes de futebol para eliminar a regra por ela criada de proibir a venda de bebidas alcoólicas em estádios. A justificativa é a perda de receitas nos novos estádios construídos para a Copa do Mundo de 2014, haja vista que essas arenas têm bares e restaurantes, que ficam em desvantagem em relação a estabelecimentos ao redor das mesmas. Segundo Rizzo, a receptividade tem sido boa e a discussão deverá ser feita.

A nosso ver, a CBF deve, com certeza, atuar para ajudar os clubes em várias frentes, incluindo as da melhor rentabilização e lotação dos estádios. Entretanto, esporte e alcóol não são, conceitualmente, compatíveis entre si e com saúde. Especialmente, em arenas de futebol, que as pessoas frequentam em massa.  

Lembremo-nos de que com mais fácil acesso a bebidas alcóolicas, parte dos torcedores pode exagerar (supondo que não haja racionamento de bebida) e ameaçar não apenas a sua própria saúde e integridade física, como também as de outras pessoas. A violência física já não andaria elevada dentro e fora dos estádios, entre torcedores? Além disso, alguns usarão veículos próprios para chegarem aos estádios; como poderão, portanto, tomar bebidas alcóolicas e conduzirem os mesmos? 

Certo, mas o que a CBF poderia fazer para ajudar os clubes? Várias alternativas existem à disposição, tais como:

1) Criar horários de jogos compatíveis com os horários de lazer dos torcedores, durante a semana inclusive. Alguns jogos começam, ou muito cedo, ou muito tarde, e isso não é razoável. Muitos torcedores não vão aos estádios por que os horários são inconvenientes.

2) Interagir com os órgãos públicos competentes para que sejam melhorados os esquemas de transporte e estacionamento, a bem da segurança. Muitos deixam de ir aos estádios por desânimo com as condições associadas a esses serviços. Aliás, faltam metrôs para facilitar o transporte às arenas (e esses faltarão por longo tempo). E mesmo os metrôs não impediriam violência decorrente do abuso de alcóol.

3) Estimular a criação de outras atrações nas arenas, especialmente nos finais de semana. Pensando livremente, opções familiares como lojas, pequenos shopping centers e outras poderão surgir, a partir da imaginação dos envolvidos. 

4) Fazer benchmarking junto a outros países onde a lotação dos estádios é boa, para entender o que pode dar certo.

Finalizando, lembramos que bom futebol estimula o público, haja vista a lotação dos estádios dos grandes times mundiais, que lembra a de grandes shows de rock. De maneira mais ampla, o futebol jogado no Brasil tem sido estimulante?

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário