segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Futuro presidente da CBF: clubes estão agonizando

Crédito: samuiblue
O futuro presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, defendeu, em entrevista ao Estado de São Paulo, o parcelamento das dívidas dos clubes de futebol. De acordo com o dirigente, os clubes estão "agonizando" e a conta devida seria quase "impagável", tal como está atualmente, chegando o déficit a R$ 4 bilhões. A ideia é fazer com que o futebol fique "zerado", com o parcelamento das dívidas e, ao mesmo tempo, sem o perdão das mesmas, haja vista que não se pretende deixar de pagar.

O dirigente da Federação Paulista de Futebol (FPF), que deixará a entidade em breve para assumir a CBF, também comentou a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (LRFE), que vem sendo discutida pelo governo, o movimento de jogadores Bom Senso Futebol Clube e a própria CBF. Del Nero defende que cabe à Confederação criar normas para punir clubes inadimplentes e que, com as disposições da CBF sobre o fairplay financeiro, a Lei se esvazia.

Marco Polo Del Nero ainda manifestou, na referida entrevista, que Neymar é o melhor jogador do mundo, não Cristiano Ronaldo, e que, em relação à derrota sofrida pela Seleção Brasileira na Copa do Brasil, "não adianta chorar o leite derramado", é preciso "voltar-se para o futuro".

A nosso ver, independentemente de a CBF exigir o fairplay financeiro dos clubes, o que é positivo, a LRFE tem muita importância, por que ela conterá disposições sobre o esporte, de maneira mais ampla, não apenas sobre o futebol. O que a CBF precisará fazer é adequar-se à Lei, se e quando ela for aprovada pelas instâncias competentes. Também é muito importante existirem contrapartidas no parcelamento de dívidas dos clubes com o estado, se ele for viabilizado; afinal, os recursos sub judice são do povo brasileiro. 

Finalizando, com certeza é importante preparar-se para o futuro, mas o mau desempenho da Seleção Brasileira na Copa do Brasil foi tão espantoso que, antes do esquecimento, seria imprescindível haver uma discussão sobre as causas profundas do que houve, sobre o que vai mal no futebol nacional e teve a ver com a derrota da Seleção. Infelizmente, nada indica que isso acontecerá, por que não se reconhece que isso é necessário. Quanto ao prêmio de Cristiano Ronaldo, ele foi merecido e Neymar, que se encontra em pleno crescimento profissional, poderá e haverá de ter sua vez no panteão dos grandes jogadores. É o que todos nós desejamos, a ele e aos jogadores brilhantes do futebol nacional.

Para mais detalhes, veja aqui a entrevista.

Bola Pensante

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,do-jeito-que-esta-a-divida-dos-clubes-e-quase-impagavel,1621049

Nenhum comentário:

Postar um comentário