sábado, 31 de janeiro de 2015

Carta de Juca Kfouri a quem sonha jogar futebol

O colunista Juca Kfouri, profissional do UOL, Folha de São Paulo e ESPN, publicou uma carta forte àqueles que sonham em ser jogadores de futebol, a qual merece ser lida não apenas por esses, mas todos os torcedores do Brasil. A carta foi publicada na segunda edição da revista "Territórios Transversais" e reproduzida no blog do colunista no UOL. 

 

Entre outras considerações, a carta menciona uma estrutura viciada do futebol, a começar da Fifa, sediada em Zurique, passando, no Brasil, pela CBF. Outro ponto mencionado é o requisito para alguém se eleger à presidência da CBF: precisará ter o apoio mínimo de sete assinaturas de presidentes de Federações e de cinco assinaturas de presidentes de clubes, considerando um colégio eleitoral de 47 membros, 27 presidentes de Federações e 20 de clubes.

A mensagem de Juca Kfouri não é negativa, não desanima os pretendentes a jogadores de futebol, mas procura alertá-los sobre a necessidade de ser muito talentoso e as dificuldades esperadas com a estrutura acima citada, bem como com empresários e clubes, para os quais os jogadores seriam meros objetos de negociação.

Um ponto de especial destaque da carta em questão é a referência ao caso de Paulo André, jogador que enfrentou muitas dificuldades em sua carreira e que inclusive escreveu um livro: "O Jogo da Minha Vida" (Editora Leya). Paulo André é um dos líderes do movimento Bom Senso Futebol Clube, o qual, recentemente, influenciou a presidenta da República, Dilma Roussef, a vetar o parcelamento de dívidas dos clubes com o governo, sem as devidas contrapartidas.

Vale a pena ler a carta e pensar sobre o seu conteúdo, estando ou não a pessoa interessada em vencer no mundo do futebol.

Bola Pensante

Nenhum comentário:

Postar um comentário